Compartilhe

Dia de Campo fez sucesso em Patrocínio

ATEG CAFÉ + FORTE
ESCRITO POR ÉLCIO FONSECA, DE PATOS DE MINAS
22/09/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Aproximadamente 300 cafeicultores da região do Cerrado Mineiro participaram do Dia de Campo do Programa ATeG Café+Forte do Sistema Faemg, realizado em Patrocínio. O evento foi promovido pelo Sistema Faemg, ACARPA e Sindicato dos Produtores Rurais de Patrocínio, com apoio da Naterra Coffee, KP Fértil e Unicerp.

O dia de campo integrou a programação do 30º Seminário do Café, um dos principais eventos da cafeicultura no país. “A parceria com o Sistema Faemg foi importante para trazer mais produtores ao nosso evento. O seminário é reconhecido pelo mercado e pelos profissionais do setor, mas todos nós estamos aqui por causa dos produtores. Esperamos manter esta parceria com o Sistema Faemg nos próximos anos”, ressaltou o presidente da ACARPA, Osvaldo Ninin.

Ao longo do dia, os participantes assistiram palestras sobre NR31 - Segurança no Trabalho Rural e cursos de FPR/PS do Senar Minas; Estratégias para uso racional de fertilizantes; Gestão na Cafeicultura: práticas para o lucro na atividade; Cultivares de café mais adaptadas para o Cerrado Mineiro; e Cafeicultura regenerativa: um aliado do MIP&D.

União para realizar

O gerente regional do Sistema Faemg em Patos de Minas, Sérgio Coelho, ressaltou a importância das parcerias com o Sindicato de Patrocínio, ACARPA e demais empresas para o fortalecimento dos cafeicultores e agradeceu aos envolvidos e participantes. “Proporcionamos conhecimento para toda a região do Cerrado Mineiro. Entre os participantes, tivemos integrantes de 12 grupos do ATeG Café+Forte que estão em andamento na regional. Eles saem do Dia de Campo ainda mais preparados para os desafios nas propriedades”.

O presidente do Sindicato de Patrocínio, Marconi Malagoli, reforçou a relevância do trabalho em conjunto com o Sistema para capacitação dos cafeicultores da região. “Nosso sindicato tem três turmas do ATeG Café+Forte em andamento, atendendo a 90 produtores. O Dia de Campo reuniu palestrantes muito qualificados, proporcionando muito conhecimento aos cafeicultores. Esperamos que nossa parceria se fortaleça cada vez mais”.

Oficinas do Sistema Faemg

Durante os três dias do Seminário do Café, o Sistema realizou três oficinas de Classificação e Degustação de Cafés e três oficinas de Cafés Especiais, capacitando cerca de 24 produtores, técnicos e estudantes. “Nosso objetivo é gerar conhecimento para que os produtores de café consigam avaliar a qualidade de seu produto e para que os profissionais que atuam na área entendam a importância de todos os processos na produção de café para a qualidade da bebida”, destacou a instrutora, Giselle Figueiredo de Abreu.

Empório Sistema Faemg

A ex-aluna do Sistema Faemg, Yala Santos, trouxe para o evento diferentes cafés especiais para comercialização e degustação no Empório Sistema Faemg. Os cafés produzidos na Fazenda Boa Vista, em Monte Carmelo, são comercializados em todo o país. “Pudemos apresentar nossos cafés especiais a quem ainda não conhecia. Quem experimentou, achou incrível. Somos muito gratos ao Sistema Faemg, que foi uma verdadeira escola para nós. Fiz vários cursos e foi por meio deles que conheci os cafés especiais”, comentou a cafeicultora.