Evento reuniu cerca de 100 jovens e mulheres no Parque de Exposições, durante a 62ª Fenamilho
Cerca de 100 jovens e mulheres participaram do Encontro Faemg Jovem e Mulher nesta quinta-feira (25/5), realizado no auditório do Memorial do Milho, no Parque de Exposições de Patos de Minas, durante a 62ª Fenamilho. O objetivo do encontro foi despertar o interesse do público pelo empreendedorismo e liderança, fomentando a participação dos jovens e das mulheres no agro, ajudando na formação das novas gerações de produtores.
Os participantes, em sua maioria, eram alunos da Escola Agrícola de Patos de Minas, Universidade Federal de Viçosa, Unipam e FPM. Eles acompanharam a apresentação da Gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais, sobre o trabalho das comissões criadas pelo Sistema Faemg Senar.
“Cada vez mais, o agro precisa se renovar e o jovem é quem vai dar essa continuidade. As mulheres têm papel importante de fazer com que os filhos enxerguem o lado positivo do agro, o agro que sustenta as famílias. O propósito das comissões é fazer com que as mulheres e os jovens tenham esse entendimento e também ocupem espaços de liderança, por meio de capacitação”, detalhou Novais.
A professora da UFV-Campus Rio Paranaíba Maria Elisa Fernandes, que coordena o grupo Mulheres Agro na universidade, reforçou a importância da participação da juventude e das lideranças femininas no agronegócio. Os participantes ainda tiraram dúvidas e se orientaram com jovens que têm trajetórias de sucesso no agro. Participaram do bate-papo os estudantes de Agronomia, Amanda Costa, Dyovana Araújo e Marco Antônio, além da presidente do grupo Elas pelo Agro, Laura Meireles.
“O nosso objetivo é proporcionar conhecimentos e trocar experiências, contar o que já passamos para ajudar os jovens que estão ingressando no agro. Conhecimento técnico faz toda a diferença e construir uma rede de contatos também é fundamental, desde o início de nossa atuação”, disse Laura Meireles.
O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Sérgio Coelho, conduziu o encontro e parabenizou o envolvimento dos participantes. “Queremos que os jovens estejam atentos às questões do agro, que participem da sucessão familiar nas propriedades e se capacitem. E que as mulheres tenham protagonismo no agro, assumindo papeis importantes em todo o país”, observou.
A presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, primeira presidente mulher da entidade, Jane Guimarães, destacou a importância do protagonismo feminino e juvenil para o agro. “O agro é o setor com maior peso na economia do país, então precisamos investir principalmente nos jovens para que o nosso futuro esteja garantido, e o agro continue alimentando o país e o mundo”.