Iniciativa já reuniu mais de 1.800 pessoas em quatro edições
Padre Paraíso, no Vale do Jequitinhonha, sediou a quarta edição do Faemg Senar em Campo, realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais do município com o apoio do Sistema Faemg Senar nessa quinta-feira (16/3). O encontro contou com 650 participantes, mobilizados pelas regionais do Sistema em Araçuaí e Governador Valadares. O evento também já passou por Manhuaçu, Alfenas e Santa Rita do Sapucaí, reunindo mais de 1.800 pessoas nos quatro municípios.
Participaram produtores rurais, mulheres e jovens do campo, 17 presidentes de Sindicatos dos Produtores Rurais; o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo; os vice-presidentes Ebinho Bernardes e Renato Laguardia; o assessor especial da diretoria, Antônio Álvares (Toninho de Pompéu), os gerentes regionais Luiz Rodolfo Antunes Quaresma e Luiz Ronílson Paiva, autoridades locais, colaboradores do Sistema, supervisores e técnicos de campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), agentes de desenvolvimento rural e parceiros.
“Foi uma honra receber o Faemg Senar em Campo, que superou as nossas expectativas e se tornou o maior evento, em número de participantes, no estado. Foi importantíssimo para trazer informação para os produtores, mostrando de perto cada detalhe do nosso Sistema”, destacou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Padre Paraíso, Emerson Ramalho.
O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, abriu o evento falando sobre o funcionamento do Sistema e suas ações em prol do produtor rural mineiro e do agronegócio. Ele destacou que o encontro reuniu produtores rurais de regiões importantes de Minas Gerais, como Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, produtores que, segundo o presidente, precisam de atenção.
“Estamos em campo para a gente conversar com os presidentes dos sindicatos e com os produtores rurais, entendendo as suas angústias, carências e necessidades, para que possamos interagir ainda mais com essa região tão importante de Minas Gerais. Vamos continuar juntos, ouvindo o nosso produtor, indo a campo, para ficarmos mais próximos”.
Outros dois momentos prenderam a atenção dos participantes: a palestra do presidente da Comissão Técnica de Pecuária de Leite, Jônadan Ma, e o debate técnico com representantes de diversos setores do Sistema, tirando dúvidas sobre assuntos ligados à área sindical, ambiental e jurídica.
Classe unida
O produtor do café especial Soma Coffee, que foi servido aos participantes do evento, Maurício Capistrano Costa, se surpreendeu. “Quero parabenizar a diretoria do Sistema Faemg Senar e sindicatos rurais presentes. Participo de muitos eventos na região, mas nunca estive em um com o nível tão alto. Fiquei emocionado por ver tanta gente discutindo os assuntos da nossa classe. O calor humano, a troca de experiências e a sinergia que tivemos não tem preço. E sim: temos café especial no Vale do Jequitinhonha! Vale da riqueza, diversidade, prosperidade e de gente que não tem preguiça de trabalhar”.
O produtor Joel Marcos Ferreira de Amaral está se especializando na produção de cafés especiais. Para isso, ele faz parte de um grupo atendido pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café + Forte, no município de Ladainha, no Vale do Mucuri. Ele pretende repassar todas as informações a que teve acesso.
“Foi um evento extremamente importante para todos aprenderem bastante sobre a atuação do Sistema Faemg Senar. São informações que, certamente, vão nos ajudar para uma produção maior e de mais qualidade. Vou repassar tudo para a minha comunidade”, afirmou.
Apoio aos produtores rurais e Sindicatos
“Foram mais de 600 produtores rurais interagindo, trocando ideias e obtendo informações. Foi uma alegria para nós receber os produtores rurais do Vale do Jequitinhonha. Foi um momento marcante”, destacou o vice-presidente de Secretaria do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes.
“Foi mais um evento que podemos considerar histórico. Estamos satisfeitos e prontos para prosseguir com esse trabalho. Parabenizo os envolvidos na organização e os produtores rurais do Vale do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce que demonstraram interesse em participar”, ressaltou o vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia.
“Sucesso total! Estamos imensamente satisfeitos com os resultados das quatro edições do Faemg Senar em Campo. Este nos emocionou porque reuniu 650 pessoas e por nos mostrar a diferença que os produtores estão tendo de um ano para cá, com evolução e integração”, avaliou o assessor especial da diretoria, Toninho de Pompéu.
O gerente regional do Sistema Faemg em Araçuaí, Luiz Rodolfo Antunes Quaresma, ressaltou a grandiosidade do encontro. “O estreitamento do diálogo nos leva ao amadurecimento e alinhamento de ideais. Queremos progredir e produzir. Para isso, precisamos de informação, técnica e gerenciamento. É o que propomos e defendemos todos os dias”.
O gerente regional em Governador Valadares, Luiz Ronílson Paiva, relembrou que a região tem uma grande demanda: apoiar aos sindicatos. “São sindicatos muito importantes porque levam a representação do Sistema Faemg Senar para os pequenos, médios e grandes produtores. É possível perceber um crescimento acentuado das demandas, justamente em razão deste alinhamento conosco”.