Compartilhe

“Minas precisa se orgulhar do seu agro”, diz superintendente do SENAR em evento virtual

EVENTO ON-LINE
ESCRITO POR SEDE, EM BELO HORIZONTE
27/11/2020 . SISTEMA FAEMG, SENAR

O superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, foi um dos convidados do evento online “Economia, e agora?”, organizado pelo Conexão Empresarial / VB Comunicação. Representando o Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Nascif abordou na noite de quinta-feira (26) o cenário macroeconômico para o agronegócio neste ano atípico, em que o coronavírus mudou todas as expectativas para a economia.

De acordo com Nascif, apesar de sua pujança, o agro mineiro também sofreu com a pandemia, “mas o importante é mostrar como foi o nosso poder de reação”. O superintendente reforçou que o setor é motivo de muito orgulho para o Estado e que a população precisa abraçar esse sentimento pelo segmento, que hoje move a economia estadual. Com números, Nascif mostrou que Minas Gerais é uma potência na produção de café e leite, que tiveram desempenho marcante mesmo com a pandemia, e também ocupa lugar de destaque em avicultura, suinocultura e pecuária de corte.

As variações na taxa de câmbio, a queda no Produto Interno Bruto (PIB) e a redução na Taxa Selic tiveram consequências boas e ruins para os produtores rurais, que, se por um lado conseguiram exportar mais e com mais competitividade, como no caso do café, por outro, tiveram que lidar com valores mais altos de insumos, por exemplo, que dependem de componentes importados. Uma preocupação que perpassa todo o cenário, no entanto, é o desemprego ainda alto, que diminui a oferta de produtos, renda e tributos.

“O agro mineiro reagiu muito bem, mostrou sua pujança, mostrou como está preparado. Não podemos dissociar isso do trabalho do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, junto com os Sindicatos. Nosso trabalho nesses 70 anos é muito sólido e isso foi demonstrado nesse momento difícil da economia brasileira e mundial. O agro mineiro fez história. Mostrou seu resultado”, afirmou, destacando que “a FAEMG atua defendendo o interesse do produtor e antecipando os problemas, fazendo melhor para que o agro mineiro não perca a sua importância”.

Assista abaixo ao evento completo da quinta-feira e à palestra de Christiano Nascif: