Minas Gerais ocupa o 5º lugar na produção de carne de frango e a 6ª posição em número de animais abatidos no país, conforme pesquisa trimestral do IBGE. Com visão estratégica nesse contexto, o Sistema Faemg Senar Minas firmou parceria com a Vibra Agroindustrial, uma das maiores empresas de avicultura do Brasil, composta pelas marcas Nat, Vibra Ingredientes e Avia. O objetivo é atender as demandas de capacitação da mão de obra no mercado avícola e reduzir a variabilidade do custo de produção no sistema de integração.
A reunião para concretização da parceria foi conduzida pelo gerente regional do Sistema Faemg Senar em Sete Lagoas, Rodrigo Ferreira, e a agente de desenvolvimento rural do Sindicato dos Produtores Rurais de Sete Lagoas, Rejane Aparecida da Cunha, acompanhados dos representantes da Vibra, Agnaldo Pelentier e Jardel Fernandes Barroso.
A demanda de capacitação surgiu a partir de pesquisas realizadas pela empresa, identificando esse gargalo na área da avicultura de corte na região. O público-alvo dos treinamentos são pequenos produtores com mão de obra familiar e grandes produtores com perfil de investidores que fazem parte do sistema de integração da empresa e buscam trabalhadores rurais especializados para lidar com o ciclo de produção do frango de corte.
Cenário favorável
Nos últimos três anos a produção mundial de carne de frango ultrapassou os suínos e bovinos, sendo o Brasil líder no ranking de exportação, totalizando 4,822 milhões de toneladas ao longo do ano de 2022. Segundo Agnaldo Pelentier, supervisor de produção da Vibra Agroindustrial, Minas Gerais é um estado com potencial no segmento devido às condições climáticas totalmente favoráveis. “Temos como compromisso otimizar ainda mais a criação e, para o sucesso disso, contamos com parceiros como o Sistema Faemg Senar, que proporcionem mudanças de atitude do produtor e do trabalhador rural, classe que não mede esforços para garantir alimento de boa qualidade ao mundo”.
A analista de agronegócio do Sistema Faemg Senar Mariana Simões Mendes fez uma análise dos índices da avicultura no estado e reforçou o papel da entidade na profissionalização da atividade. “Quando avaliamos o VBP (Valor Bruto da Produção) de 2022, indicador calculado com base na produção e nos preços recebidos pelo produtor, Minas faturou R$ 8,2 bilhões com a produção de frango e R$ 1,77 bilhões com a comercialização de ovos. Os resultados representam 7,5% do VBP total do estado em 2022, reforçando a importância da cadeia produtiva”.
“O Sistema Faemg Senar corrobora com a avicultura mineira e está de portas abertas para buscar soluções que visem prosperar ainda mais esta cadeia produtiva, contribuindo na profissionalização da atividade através de cursos e capacitações em biosseguridade, manejo, melhoramento genético e outras demandas. Além disso, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), oferece assistência técnica gratuita aos membros que compõem as CADEC’s do estado, visando auxiliar os produtores no cumprimento da Lei de Integração”, acrescentou Mariana.
Próximos passos
O plano de trabalho com a programação dos treinamentos do Sistema Faemg Senar está em fase de elaboração. “Esperamos que, muito em breve, possamos comemorar os resultados desta parceria e transformar a realidade no campo junto à uma empresa que tem um longo caminho de tradição e expertise no segmento”, completou o gerente regional, Rodrigo Ferreira.