Compartilhe

Programa para jovens começa em Canápolis e Limeira do Oeste

APRENDIZAGEM RURAL
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
17/09/2021 . SISTEMA FAEMG, SENAR

Mais três turmas do Programa Aprendizagem Rural iniciaram a capacitação no Triângulo Mineiro nesta semana, em parceria com o grupo CMAA - Companhia Mineira de Açúcar e Álcool. Promovido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES, o programa tem o objetivo de capacitar os jovens do campo para o ingresso no mercado de trabalho rural. Ao todo, serão formados 42 jovens aprendizes.

Em Canápolis, a turma é do curso de Mecanização Agrícola, com 18 alunos de 18 a 24 anos. E em Limeira do Oeste foram formadas duas turmas, com 12 alunos cada: Mecanização Agrícola e Administração, que permite jovens de 14 a 24 anos. A analista pedagógica Cristiane Trigueiro, coordenadora do programa, explica que a duração é de, aproximadamente, um ano, e os jovens participam de atividades presenciais, que vão desde a iniciação básica até a prática profissional. A aula inaugural das três turmas foi realizada nesta semana.

Aula inaugural do programa no município de Canápolis

“O projeto valoriza a educação, proporcionando aos envolvidos conhecimentos práticos que contribuirão para o desenvolvimento profissional e a sua colocação no mercado de trabalho. Nossos agradecimentos à CMAA, Prefeitura e Sindicato pelo apoio e parceria na organização” - Dorvina Maria Fernandes, analista técnico regional do Sistema FAEMG.

“Na aula inaugural é possível sentir todo o entusiasmo desses jovens, que querem agregar conhecimento para chegar ao mercado de trabalho mais preparados. A parceria com empresas como a CMAA é muito importante para a formação profissional destes alunos” - Caio Oliveira, gerente regional do Sistema FAEMG em Uberaba. 

“Fiquei feliz do Sistema FAEMG disponibilizar o programa na cidade, em parceria com a usina. Este conhecimento vai agregar muito e avalio que vai abrir oportunidades no mercado de trabalho” - Guilherme Dantas Fandim Silva, 21 anos, aluno do curso de Mecanização Agrícola.

Alunos de Limeira do Oeste na aula inaugural