Compartilhe

Resumo do segundo dia

SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ
ESCRITO POR ASCOM
19/11/2020 . SISTEMA FAEMG

CAFÉS DE MINAS

Diversidade, Qualidade e Histórias de Vida

Mais de 600 municípios mineiros cultivam café e, em 456 deles, a atividade é uma das principais fontes de renda. Por sua vez, cada região apresenta características diversificadas, que influenciam na qualidade e no sabor do produto. A Live promovida, na manhã de hoje, pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES, no segundo dia da Semana Internacional do Café (SIC) 2020, mostrou que a cafeicultura atual busca a sustentabilidade e a integração dos produtores para levar cafés com a melhor qualidade possível aos consumidores. Rastreabilidade, selos e diversas técnicas de seleção são utilizadas para selecionar os melhores grãos e promover uma experiência única.

Participaram: Luis Manoel (Chapada de Minas), Sérgio D’Alessandro (Matas de Minas), Juliano Tarabal (Cerrado) e Lucas Alckmin (Mantiqueira).

O encontro foi mediado pela assessora técnica da CNA, Raquel Miranda, e pela analista de Agronegócios do Sistema FAEMG, Ana Carolina Gomes.


GASTRONOMIA NA SIC

Desafio dos Chefs

Levar o café da xícara para o prato! Essa foi a provocação do Sistema FAEMG/SENAR/INAES a três renomados chefs de cozinha mineiros, que toparam o desafio e criaram receitas simples e deliciosas à base de café. O Chef Flávio Silva, do restaurante Taste Vin; ensinou como fazer um suflê de café. A chef e gastróloga Thatiane Coelho, proprietária do Alquimia Culinária Criativa; revisitou as cozinhas de fazendas mineiras com um pudim de milho com caramelo de café. E o Chef Eduardo Avelar, idealizador do projeto Territórios Gastronômicos, presenteou os espectadores com o passo a passo de um risoto de café com cogumelos.

O resultado você confere em https://youtu.be/gZE5BQTLlz4


AGROCONECTA

Soluções para empresas

O HUB Conecta, uma rodada de negócios promovida pelas secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE) e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), em parceria com o Sistema FAEMG/SENAR/INAES, foi promovido hoje, na SIC. O objetivo foi aproximar oito empresas de grande e médio porte, voltadas para a cafeicultura, de 11 startups.  Novas soluções tecnológicas para os desafios propostos pelas empresas foram apresentadas. A intenção, além da conexão, foi a geração de negócios.


LIVE

Mercado Futuro para o pequeno produtor

“Perca o medo de investir no Mercado Futuro.” Este foi o principal recado do gerente de Operações da Minasul, Heberson Vilas Boas Sastre, em Live promovida pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES durante a SIC. Ele contou que, no ano passado, fez uma pesquisa entre os associados da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha e apenas entre 3% e 4% se aventuravam por esta seara. O Mercado Futuro é um ambiente onde se negociam contratos de compra e venda de produtos que só serão realizados no futuro. Pode ser café, milho, soja, boi gordo, dólar ou índice Bovespa. 

“É uma excelente ferramenta tanto para pequenos quanto para grandes cafeicultores. Comece vendendo cinco sacas. Se gostar, da próxima vez, negocie uma quantidade maior.”

Heberson Sastre, gerente de Operações da Minasul

A Live foi mediada por Tadeu Otoni, técnico do ATeG.


NA IMPRENSA

Agro 360

A Semana Internacional do Café – SIC 2020 foi também o tema do Programa Agro 360 (Canal Terra Viva) desta quinta, 19. Produção, consumo e as novidades do mercado de cafés especiais foram debatidos numa mesa redonda virtual. O presidente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Roberto Simões, participou do encontro ao lado do presidente do Sistema OCEMG, Ronaldo Scucato; da diretora-executiva da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais); do presidente da Cooxupé, Carlos Augusto de Melo; e do diretor da Café Editora, Caio Fontes.

“A SIC nasceu de um sonho antigo, de promovermos em Minas um evento de expressão, já que o estado é o principal produtor do país e do mundo.  Foi uma aposta e deu muito trabalho de muitas entidades e empresas, que resultou num evento que representa o Brasil inteiro e fala para todo o mundo.”

Roberto Simões, presidente do Sistema FAEMG


Minicurso FAEMG

Cafés: comercialização e mercados

As formas de comercialização de cafés, no físico, mercado futuro ou como especiais, foi o tema do minicurso ministrado pela especialista Daniele Alkmin, CEO da Startup Agrorigem, no estande virtual do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, na SIC. Primeiramente, ela apresentou dados do consumo: 165 milhões de sacas são transformadas na bebida e servidas em xícaras em todo o mundo. O potencial para explorar este mercado é grande, mas o produtor deve saber calcular o seu custo e avaliar o que o seu comprador está buscando para obter maior valorização.

“As pessoas querem café com história para contar, fotos e certificação da fazenda, análise sensorial por lote, variedade e origem.”

Daniele Alkmin, CEO da Agrorigem


AGROTALKS
Gestão eficiente nas propriedades

Reduzir os desperdícios, otimizar os custos e ter ganhos de produtividade são alguns dos resultados da aplicação do Lean Farm nas propriedades rurais. O conceito, inspirado na filosofia japonesa Lean, foi debatido pelos especialistas Diego Moretti, Daniela Santana e Hiroaki Kokudai, em live da SIC, moderada pela coordenadora do Escritório de Inovação do INAES, Gisele Ramos. 

O Lean Farm se dá quando o gestor, apoiado por um especialista, decide vivenciar o dia a dia dos colaboradores e identificar possíveis melhorias no processo produtivo. Desperdício de grãos, estocagem, tempo improdutivo entre um plantio e outro, sobrecarga de trabalho, são alguns dos pontos observados. Feitas as avaliações, é possível implementar melhorias.
 


CONAB

Levantamento de perdas da safra café

Para discutir e detalhar a parceria feita com a EMATER-MG para levantar as perdas causadas pela seca na safra de café mineira, equipe do Sistema FAEMG/SENAR/INAES esteve, hoje, na Superintendência mineira da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O objetivo é verificar a melhor forma de ter um quadro mais realista dos prejuízos causados no estado.

“Foi a oportunidade de estreitarmos estas parcerias, que têm como objetivo melhorar a vida do cafeicultor mineiro.”
Breno Mesquita, vice-presidente de Finanças do Sistema FAEMG e presidente das comissões Estadual e Nacional do Café

Sérgio Starling, Aline Veloso, Breno Mesquita, Cleide Laia e Osvaldo Teixeira, superintendente regional da Conab
 


DESTAQUE

PREMIAÇÃO ATeG

O 4º Cupping de Cafés Especiais do Programa ATeG Café SENAR MINAS 2020 foi o grande destaque do dia na SIC. Foram premiados os três primeiros colocadas de cada região (Sul, Matas de Minas, Cerrado e Chapada) nas categorias natural e cereja descascado. Também foram consagrados os três melhores cafés do Programa. 

Os dois primeiros colocados de cada categoria terão a oportunidade de negociação direta de duas sacas para a Três Corações, com valores acima de mercado. E poderão disponibilizar lotes para exportação pela plataforma Agrorigem. 

Ficou curioso para saber quem são os vencedores?
Clique aqui e saiba mais!