
“Nasci, cresci e moro aqui há mais de 40 anos. Conheço muito bem Serra Nova e passei todas as fases da minha vida tomando banho nessas cachoeiras, andando por essas trilhas, por essa Serra. Tenho muitas lembranças, inclusive de “catar” flores sempre-vivas com o meu pai”, relembra o novo guia turístico de Serra Nova, distrito de Rio Pardo de Minas, Ronaldo de Oliveira Lucas.
O principal atrativo da região é o Parque Estadual de Serra Nova e Talhado. Segundo o Instituto Estadual de Florestas (IEF), “a vegetação predominante são os campos rupestres, que possuem árvores nativas como Jataipeba, Aroeira e Sucupira. Além disso, o Parque preserva alguns pontos de mata fechada e a topografia é irregular, composta da Serra Geral e da Serra do Espinhaço, com regiões de grotas, morros e nascentes, entre elas, a do Ribeirão São Gonçalo e dos rios Ventania, Suçuarana, Bomba, Ladim e do Córrego da Velha”.
A instrutora Gal Bernardo conta que, além da natureza deslumbrante, a região de Serra Nova e Rio Pardo é referência em mandioca e derivados. “O agente não trabalha só o guiamento e por isso exploramos também propriedades que desenvolvem a atividade rural, buscando assim, roteiros mais completos”, disse.

A empreendedora Regina Antunes, proprietária de um restaurante em Serra Nova, disse que “deu mais de cinco passos em apenas um curso”. De acordo com ela, aprendeu a atender os clientes de forma correta, montar uma mesa, cama e até a apresentar melhor os alimentos do seu restaurante.
Na gastronomia, ela conta que o restaurante está pronto para receber os turistas com muitas delícias produzidas a partir da mandioca. “Tapioca, biscoitinho frito na gordura, pão de queijo e bolo de mandioca (buba) e pirão de frango caipira” são algumas opções do menu.
“Através do Programa eu aprendi como receber turistas, agregar valor aos produtos da comunidade e também conhecei vários atrativos turísticos. Além disso, passamos a dar mais valor ao nosso artesanato, belezas naturais, festejos culturais e histórias. O turismo é uma forma de captar recursos, gerar emprego e renda”, finalizou Raquel Martins de Melo Silva, participante.
Primeira Turma

O Programa é composto por seis módulos de cursos, e contou com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Pardo de Minas, Prefeitura Municipal, Parque Estadual de Serra Nova e Talhado e Associação de Serra Nova.
No encerramento das atividades, os agentes organizaram a 1ª Feira do Turismo em Serra Nova, onde os convidados puderam apreciar a gastronomia e a cultura da região.
A partir de agora, Rio Pardo e Serra Nova contam com 14 Agentes de Turismo Rural que irão “fortalecer o pertencimento dos moradores da região, gerar renda, multiplicar informações e ampliar possibilidades de negócios, impactando diretamente a geração de renda da população”, completou o gerente regional do Sistema FAEMG em Araçuaí, Luiz Rodolfo Antunes Quaresma.