Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações
Compartilhe

2º Encontro Integrado da Pecuária do Leste de MG

EVENTO
ESCRITO POR DIEGO SOUZA, DE GOVERNADOR VALADARES
26/11/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Nabih El Aouar falou sobre “A importância das raças zebuínas na produção de carne de qualidade para o mercado interno e internacional”

“A melhor palavra que define este evento é: fantástico!”. A avaliação é do presidente da Comissão Técnica da Pecuária de Corte e da Associação Nacional dos Criadores de Nelore, Nabih El Aouar, e diz respeito ao 2º Encontro Integrado da Pecuária do Leste de Minas Gerais, promovido nesta sexta-feira (25/11), em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.

A iniciativa,  realizada pelo Sistema Faemg Senar Minas e parceiros, aconteceu no Parque de Exposições José Tavares Pereira pelo segundo ano consecutivo e contou com a palestra de Nabih El Aouar sobre “A importância das raças zebuínas na produção de carne de qualidade para o mercado interno e internacional”.

“O Encontro trouxe conhecimento, aprendizado e capacitação para todos os participantes, independentemente se pecuaristas, produtores rurais, técnicos ou estudantes de ciências agrárias. Acho que valeu a pena para os participantes, pois aprenderam, e para nós palestrantes porque aprendemos também. Então, é essa comunhão de interesse que faz com que o setor pecuário cresça cada vez mais e prospere muito”, afirmou  El Aouar.

Mais de 200 pessoas, entre criadores de gado de leite, corte e caprinocultores, participaram do evento que teve como propósito  abordar tecnologias  que  reduzam os impactos da degradação de pastagem, solo e água.

“Essa região tem uma topografia acidentada, que precisa ser trabalhada com ações que diminuam o impacto da degradação do solo e água e, principalmente, das pastagens, uma vez que a principal atividade econômica na área rural é a pecuária de leite e corte. A proposta do evento, então, foi integrar as várias instituições ligadas ao agro, canalizando esforços para trabalhar este foco: recuperar pastagem , solo e manter a infiltração de água com tecnologias sustentáveis”, destacou o gerente regional do Sistema Faemg Senar Minas, Luiz Ronílson Araújo Paiva.

O gerente regional do Sistema Faemg Senar Minas, Luiz Ronílson Araújo Paiva, e o presidente da Comissão Técnica da Pecuária de Corte e da Associação Nacional dos Criadores de Nelore, Nabih El Aouar

Apresentações
Cerca de 10 palestras foram promovidas durante o evento. Entre elas, a do diretor técnico do Sistema Faemg e superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif, que falou sobre “Ferramentas de Gestão da Pecuária” e a importância de se promover encontros como esse.

“É um evento muito importante, especialmente nessa época, quando se pode fazer um balanço do ano, reunindo produtores, técnicos, estudantes e lideranças.  Além de trazer temas relevantes para esta região do Leste mineiro, do Vale do Rio Doce. Esse ano, por exemplo, a questão da sustentabilidade ambiental está muito em voga, temática que para o momento deve ser muito trabalhada. Eu entendo que é um coroamento de um trabalho para poder fechar um ano e, ao mesmo tempo, despertar para temáticas importantes da sustentabilidade técnica, econômica e ambiental da atividade rural e empresarial na região de Valadares”.

Diretor técnico do Sistema Faemg e superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif que falou sobre “Ferramentas de Gestão da Pecuária”

O gerente regional do Sistema Faemg Senar Minas em Araçuaí, Luiz Rodolfo Quaresma,  também palestrou no evento e abordou o tema “Alternativas de alimentação para rebanhos leiteiros no período de escassez de chuva”. “O nosso objetivo foi cumprido, mostrar para o produtor rural e para os técnicos que atendem esses produtores no campo, a importância de se ter um planejamento bem feito e conceitos básicos, bem determinados na cabeça do produtor, para que ele consiga ter um planejamento realista e que seja aplicável de fato”.

Depoimentos

“Pude acompanhar as palestras de ovinocaprinocultura de leite e corte e achei todas de suma importância. Acho que essa é uma cultura nova aqui na região e este tipo de evento surge como um incentivo para que esse segmento cresça, prospere entre os produtores e conquiste melhorias para a economia da nossa região.”

Rivair Rodrigues Pereira, aluno do o curso técnico em Zootecnia oferecido pelo Senar Minas em parceria com a Univale.

“Achei o evento de grande importância para os produtores rurais, mas também para nós estudantes das áreas. São palestras que agregam informações para o dia a dia dessas pessoas no campo e para nós que estamos nas salas de aula. Consegui absorver muitas informações, principalmente em relação a bovinocultura de leite, como gestão, alimentação, cuidados, enfim, foi um evento extremamente proveitoso.”

Tábata Lima, estudante de Medicina Veterinária na Univale.

Presenças

O evento também contou com a participação de supervisores e técnicos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), autoridades, representantes do poder público local e personalidades políticas da região.

Realização

O encontro foi uma promoção do Sistema Faemg Senar Minas em parceria com Barbosa e Marques, Cooperativa Agropecuária do Vale do Rio Doce, Doce Sítio, Emater-MG, Frisa, Prefeitura de Governador Valadares, Sebrae, Sicoob Credriodoce, Sindicato dos Produtores Rurais de Valadares, União Ruralista Rio Doce (URRD), Universidade Vale do Rio Doce (Univale).