Cafés especiais, paisagens naturais e a hospitalidade típica de Minas são destaques em roteiros criados em Divino, Carangola e Lajinha
As cidades de Divino, Carangola e Lajinha, na região das Matas de Minas, têm 16 novos agentes de turismo rural. A conclusão das turmas do Programa Agentes de Turismo Rural, do Sistema Faemg Senar, nesses municípios aconteceu este mês. Os encerramentos foram marcados pelo lançamento de novos roteiros turísticos que valorizam a cultura, a gastronomia e a experiência da vida e do trabalho no campo e nos territórios.
O analista regional do Sistema Faemg Senar Antônio Rocha acompanhou os eventos e destacou a importância das parcerias com o poder público para dar continuidade ao trabalho e fomentar o turismo rural nas localidades. Ele ainda agradeceu às turma pela “determinação, foco e empenho” durante o curso, e lembrou que “os profissionais estão preparados para desenvolver um trabalho grandioso nos municípios e podem contar com o Sistema Faemg Senar para continuarem se capacitando e melhorando suas atividades”.
Divino e Carangola
Quem deseja apreciar as belezas naturais, as histórias, a cultura e os sabores da região de Divino e Carangola conta com seis novos roteiros turísticos. A instrutora e turismóloga Fernanda Silva acompanhou a turma durante os seis meses de treinamento. Ela afirmou que o principal diferencial das rotas é a hospitalidade dos produtores rurais que vão abrir suas casas para os visitantes.
“Há algo especial no jeito genuíno que as famílias têm de receber na região. Os turistas vão se encantar pela simplicidade e riqueza de detalhes de cada lugar”, destacou. Os roteiros foram apresentados ao público em uma cerimônia acompanhada por 50 pessoas. Na oportunidade foi possível conhecer os detalhes de cada destino proposto pela turma formada por produtores rurais.
Onimarcos Alves, de Divino, contou que os treinamentos do Sistema Faemg Senar têm colaborado para as atividades que desenvolve na cafeicultura e na piscicultura. O produtor ainda acredita que a formação como agente de turismo rural vai ajudá-lo a investir em um novo negócio.
"O Sistema Faemg Senar nos ensina o caminho certo e tem nos dado muitas oportunidades, porque sem conhecimento não tem como investir. O programa ATR foi muito proveitoso e estou preparado para receber e proporcionar a melhor experiência possível a quem for visitar o nosso Sítio Árvore Bonita".
A carioca Hermínia Van Deer Maar explicou que conhece Divino há 40 anos. Ela se mudou para o município há quatro anos, após a aposentadoria. Hermínia já recebe os amigos do Rio de Janeiro em sua propriedade, e contou que o curso foi uma oportunidade de profissionalizar o empreendimento oferecendo serviços de Cama e Café para turistas.
A produtora também ressalta que o curso possibilitou fazer conexões com outros produtores rurais dispostos a fomentar o turismo na região. "Fizemos um circuito turístico em Divino e Carangola muito interessante, com um grande potencial para receber turistas de todo o Brasil. Temos excelentes cafés especiais, comidas típicas da região, e a receptividade encantadora das pessoas", comentou.
Para Tatiane Rabelo, do Sítio Café das Montanhas, na comunidade de Conceição, em Carangola, o treinamento proporcionou aliar o gosto pelo turismo, com uma oportunidade de valorização do café especial que ela e a família produzem.
“Viajar é vida! E com essa capacitação vou poder unir o útil ao agradável. O curso nos fez descobrir como apresentar a nossa comunidade como um destino turístico. Aprendemos a ver nosso lugar com outros olhos e como recepcionar os turistas com qualidade e segurança”, destacou.
Incentivo e agradecimentos
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Divino, Geraldo Benini, destacou o empenho da turma e ressaltou que a entidade segue à disposição para apoiá-los. “Abracem a causa! Tem tudo para dar certo”, aconselhou.
O diretor do Sindicato dos Produtores Rurais da Comarca de Carangola, Júlio Maria Ferrari, enfatizou que o turismo é uma excelente alternativa para o campo. “É bom ver que os produtores rurais estão se preparando para um novo investimento”, citou.
Na avaliação do prefeito de Carangola, Silas Vieira, enumerou benefícios da qualificação para o desenvolvimento municipal. “Os profissionais nos receberam em um ambiente envolvente e mostraram o potencial que temos para o turismo rural. Acredito que esses empreendimentos serão importantes para o desenvolvimento econômico da nossa microrregião e precisamos trabalhar em conjunto para fortalecê-los”, comentou o chefe do Executivo.
O vice-prefeito de Divino, Carlos Roberto Rocha, salientou a importância dos produtores rurais para o município e destacou a coragem da turma em investir também no turismo. “Precisamos explorar essa potencialidade e contamos com vocês para fazer um município cada vez mais ligado ao turismo”, salientou.
Conheça os roteiros
Os roteiros já estão disponíveis para a comercialização. Os interessados podem saber mais e fazer contato com os profissionais pelo Instagram @agentesdeturismorural. (https://www.instagram.com/agentesdeturismorural/)
Lajinha
“Café, amor e turismo”: assim os novos profissionais do turismo rural em Lajinha definiram o que os visitantes vão encontrar nas 10 rotas elaboradas por eles. Cerca de 100 pessoas participaram do evento de formatura dos agentes e lançamento dos roteiros turísticos.
“As Matas de Minas têm se destacado pela qualidade dos cafés e Lajinha é um berço de cafés especiais e o mais importante é que os profissionais formados estão unidos e envolvidos no desenvolvimento de projetos que valorizem toda a cadeia cafeeira e as demais características únicas da cidade”, destacou a instrutora turma, a Maria das Graças Bernardo.
O programa foi realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Lajinha em parceria com a prefeitura, a Coocafé e o Sicoob Credicaf. “O turismo será um grande avanço para a economia e o desenvolvimento da região e dará oportunidade a várias famílias de entrarem no ramo agregando valor aos produtos e serviços disponíveis no campo e em todo o município”, reforçou o presidente do sindicato, Júlio Maria Hybner Guimarães.
O prefeito João Rosendo explicou que o turismo é uma prioridade da administração e disse que a formatura da turma converge com os planos para o desenvolvimento do setor no município. “É emocionante ver os profissionais formados e os roteiros prontos. Sonhamos com um turismo forte que movimente a nossa economia, e essa capacitação foi um passo muito importante”.
Vocação cafeeira
Raphaela de Aguiar Hubner é produtora de café atendida pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG Café+Forte e pretende colocar o aprendizado do curso em prática para melhorar as conexões entre os atores dessa cadeia. “O curso abriu nossos olhos para a importância de envolver todos no turismo e foi a oportunidade de reconhecer nossas potencialidades. O turismo é simples, mas requer responsabilidade”.
Ela contou que investir no turismo está nos planos para o futuro do Café da Rapha e o Sítio Bonanza, onde mora e produz em família. “A rotina rural é fascinante e podemos mostrar isso cada vez mais para os visitantes e nas redes sociais. Também podemos aproveitar a proximidade com o estado do Espírito Santo para fortalecer esses laços e atrair turistas. Morei no ES por 20 anos e nossa propriedade fica na divisa entre os dois estados”, contou.
Com a capacitação, a também cafeicultora Tatiana Abreu aprimorou o serviço de recepção de que ela e o marido já fazem na propriedade em parceria com a Coocafé. “Recebemos alunos e professores e mostramos todo o trabalho. Desde o plantio até o café na xícara. O turismo nos procurou e com o curso estamos profissionalizando a maneira de receber”.
Ela contou ainda que o treinamento foi apaixonante e que pretende montar uma cafeteria na propriedade para atender aos turistas.
Agroecologia
O agricultor familiar Marcones Mendes de Abreu quer apresentar as práticas agroecológicas que realiza no Sítio Novo Oriente aos turistas. Ele disse que os cursos do Sistema Faemg Senar o ajudam na produção de orgânicos da sua marca ‘D verdade’. “Desde 1997 recebemos pessoas para compartilhar experiências na agroecologia e com o curso aprendi a como potencializar essa ação e prol de toda a comunidade”.
Cine Clube Rural Itinerante
Vanessa Azevedo, em Lajinha há três anos, trabalha com produções audiovisuais na cidade junto ao esposo Erick Maximiano. Um de seus projetos é o Cine Clube Rural Itinerante que promove exibição de filmes em comunidades rurais de Lajinha e região.
O público assiste às obras feitas na cidade, e que muitas vezes têm a zona rural como cenário, como o documentário “Antes de chegar na sua mesa, passa pelas nossas mãos” (https://youtu.be/qMj72lszdYE). A produção fala sobre a cafeicultura local. Vanessa contou que incluiu uma visita à sede da produtora e escola de cinema nos roteiros.
“Nossa proposta é aliar o turismo rural à arte, cultura e educação. Nós ensinamos sobre cinema e incentivamos a valorização das paisagens, histórias e do povo de Lajinha”, frisou.
“Cerca de 1500 pessoas já participaram do Cine Clube Rural, e esperamos que essa iniciativa, que tem tudo a ver com o turismo, ganhe força com a atuação desses profissionais”, complementou Erick.
Conheça os roteiros: