O Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Despacho e o Sistema FAEMG/SENAR/INAES promoveram o curso de Análise e Classificação de Soja e Milho. Voltado para produtores e pessoas que queiram trabalhar no setor, a atividade é importante para atuação em silos graneleiros, cooperativas e portos.
O instrutor Reginaldo Pereira de Oliveira enfatiza que a classificação dos cereais é importante para a verificação da qualidade, quando os grãos são depositados em armazéns ou silos graneleiros, e para a comercialização. “Os grãos têm que atender aos requisitos de qualidade, da colheita até a comercialização. A classificação deve ser feita durante todo o processo de armazenagem para verificar se a qualidade foi mantida e para comprovar a qualidade do produto para o comprador”, explicou.
A classificação dos grãos atende pelo tipo, pelo grupo e pela classe, dependendo do destino do cereal: alimentação humana ou de animais. Outro requisito importante recai sobre a instrução normativa do Ministério da Agricultura que determina que esta análise seja feita para cada tipo de grão, para garantir a qualidade em todo processo de comercialização interna e na exportação.
“O que me levou a participar do curso foi conhecer mais sobre armazenamento e agronegócio. Agora vou dar mais valor ao armazenamento e às pessoas que trabalham com a armazenagem”, disse o produtor de milho e soja em Bom Despacho, Henrique Cardoso de Carvalho.