Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações
Compartilhe

Conheça os 20 jovens vencedores!

PROGRAMA TRANSFORMAÇÃO EM JOGO
ESCRITO POR JANAINA ROCHIDO, DE BELO HORIZONTE
24/11/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

A segunda premiação do Programa Transformação em Jogo do ano revelou seus vencedores na noite dessa quarta-feira (23/11), pelo YouTube. Na cerimônia, 20 alunos de escolas públicas mineiras foram premiados com R$ 5 mil reais, cada um, que serão usados em melhorias nas instituições de ensino. Foram contemplados 10 estudantes do ensino médio e 10 do ensino fundamental II.

O Transformação em Jogo é um programa do Sistema Faemg Senar em parceira com o Sebrae. Seu objetivo é estimular o empreendedorismo juvenil, gerando uma nova visão de futuro e desenvolvendo valores como autoestima, confiança e autonomia. Foram 73.239 alunos de 448 escolas participando das atividades, que culminaram em vídeos educativos sobre os conteúdos aprendidos ao longo do programa. Confira todos os vencedores ao final da matéria!

Para o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, o programa abre enormes possibilidades para esses jovens se tornarem empreendedores no meio rural e renovarem a geração de produtores. “O campo necessita de mão de obra qualificada e pessoas jovens com cabeça aberta para continuar fazendo das atividades rurais ocupações que possam dar lucro e dividendos para Minas e todo o Brasil. Quero deixar meu abraço para todos, em especial para os jovens olharem muito fortemente para essa oportunidade, porque o campo está esperando de braços abertos”, disse.

O vice-presidente de Secretaria, Ebinho Bernardes, e o vice-presidente de Finanças da entidade, Renato Laguardia, cumprimentaram os jovens e ressaltaram a importância dos professores e escolas que participaram. “Vocês viram como o dia a dia no campo é importante e vocês terão uma nova visão do agro ao fim das atividades. Que vocês, que estão a caminho do mercado de trabalho, possam optar pelo agronegócio”, disse Laguardia. “É muito importante que vocês conheçam toda a nossa realidade para que se tornem, de fato, grandes profissionais e possam fazer o que o mercado espera de vocês”, finalizou Ebinho.

O diretor técnico do Sebrae-MG, João Cruz, apontou a relevância do Transformação em Jogo por motivar os jovens a mudarem de vida por meio do empreendedorismo. “É muito importante esse entendimento do papel do jovem na sociedade e no mundo, de como ele pode transformar a vida dele e dos outros, se afastar de coisas ruins, e ter o entendimento pleno de seu papel de cidadão”.

Exemplos positivos

O analista sindical do Sistema Faemg Senar, Laerte Neto, é um caso de sucesso em protagonismo juvenil e trouxe mensagens de outros jovens que, assim como os participantes do Transformação em Jogo, também quiseram fazer diferente no agro. Laerte é ex-participante do Programa CNA Jovem e desenvolve o Projeto Campo Jovem no Sindicato de Produtores Rurais de Monte Alegre de Minas. “É importante que os jovens ocupem lugares representativos e de liderança”, destacou.

Avanços

As escolas premiadas na primeira fase do programa já estão aplicando o prêmio em melhorias, inclusive, os alunos vencedores já pensam em seguir carreira no agro, como informou a gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Sistema Faemg Senar, Liziana Rodrigues. “O Transformação foi pensado exatamente para trazer uma visão mais criativa para o jovem lidar com os desafios do dia a dia. Tenho certeza de que, daqui para frente, eles estarão mais preparados para agir de forma diferente e fazer um mundo melhor”.

Christiano Nascif, Liziana Rodrigues e a apresentadora Nathalie Guimarães exploram um cubo mágico, símbolo do Transformação em Jogo, durante a live

“Essa turma está fazendo acontecer e vai fazer um país cada vez melhor. A julgar pelos trabalhos que recebemos, com certeza podemos apostar no futuro do Brasil por meio desses jovens”, disse o superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif. “É o desafio que move a criatividade e nos fazem estudar e melhorar cada vez mais. Uma sociedade não se constrói sem uma juventude promissora e atuante, e a proposta é trazer isso para o desenvolvimento da sociedade”, concluiu.

Assista à cerimônia completa:

Confira os premiados desta edição do Programa Transformação em Jogo:

Ensino Fundamental II:

David Resende Araújo

  Escola Municipal Dona Maria Santana (Sacramento)

Marcos Saulo dos Reis Santos

  Escola Estadual Maria Carneiro da Cruz (Glaucilândia)

Ana Eliza Machado Simões

  Escola Estadual Alfredo Albano de Oliveira (Brasópolis)

Ana Clara de Souza

  Escola Estadual Dr. Fernando Alexandre (Ituiutaba)

Tábata Fernandes Simionato

  Escola Estadual São Mateus (Faria Lemos)

Ana Carolina Araújo de Souza Dias

  Escola Estadual de Mário Campos (Mário Campos)

Samuel Sávio Zanovelli Silva

  Escola Municipal Três Marias (São João Nepomuceno)

Laura Silva Gomes Pedroso

“Estamos muito felizes! Mostrei o vídeo da premiação para os alunos e eles estão muito alegres. É a primeira vez que participamos de um projeto desse tipo e foi a primeira vez que ganhamos. Foi um trabalho que envolveu bastante pessoas. A Laura e a turma dela são muito participativos e se sobressaem nas atividades. O prêmio vai ajudar muito na melhoria da estrutura da escola, os próprios alunos deram sugestões de como usar o dinheiro” – Carlonita Aparecida da Silva e Barbosa, diretora da Escola Municipal João Mendes de Souza (Biquinhas)

Thays Geovana Mendes

  Escola Municipal Professora Yolanda Dias Ribeiro (Alterosa)

Rian Pablo Santos

  Escola Estadual Professor Geraldo Wilson Benício (Chapada do Norte)

 

Ensino médio:

Natanael Alves Rocha

  Escola Estadual Dr. Fernando Alexandre (Ituiutaba)

Luana Araújo de Oliveira

  Escola Estadual Antônio Corrêa e Silva (Januária)

Alícya Gilda de Souza Silva

  Escola Estadual Dona Augusta (Santana da Vargem)

Maria Eduarda Cota

  Escola Estadual Professor Cândido Gomes (Alvinópolis)

Gustavo de Freitas Roberto

“Como escola do campo, temos poucas oportunidades de envolver os estudantes em atividades tão enriquecedoras como essa. Abraçamos o Transformação em Jogo e os alunos e as professoras desenvolveram um excelente trabalho desenvolvendo uma ideia de negócio que valoriza o ambiente em que vivemos, que foi a construção de hortas” – Edilaine Batista Santa Pereira, diretora da Escola Estadual José de Assis Pinto (São Miguel do Anta)

Geovana Gabriela Nunes da Silva

  Escola Estadual José Brígido Pereira Pedras (Corinto)

Natasha Ferrari Reis

  Escola Estadual Dyrce José da Silva e Souza (Santana do Deserto)

Sabrina Bertoldo de Sousa

  Escola São Domingos (Buritis)

Inaêh Sátiro de Oliveira

  Escola Estadual Indígena Xucuru Kariri Warkana de Aruanã (Caldas)

Diego Santos Dias

  Escola Estadual de Ensino Médio (Rio Pardo de Minas)