A empreendedora Ana Paula Costa de Sá atendeu o chamado de um dos cursos do Sistema FAEMG, mobilizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Piumhi, e viu a sua vida mudar depois da capacitação. Desempregada durante a pandemia, ela, que possui uma pequena horta, optou por abrir um hortifruti com o marido, Waine Nogueira Santos.
Ana Paula começou a empreender com um mercadinho, mas, após a capacitação no curso de Processamento de Alimentos e o uso das técnicas no seu negócio, as vendas aumentaram gradativamente. Com esse sucesso, ela seguiu se capacitando e participou do curso de Produção de Polpas e, na sequência, do curso de Marketing.
“O SENAR mudou a minha vida. Eu sempre serei grata aos cursos que participei e à instrutora Lorraine Soares”, disse a agora comerciante. Ana Paula destaca que, hoje, após dois anos trabalhando por conta própria, ela não pretende deixar a atividade. Está realizada e feliz com a opção que surgiu durante a pandemia.
Ferramentas
Com a marca Quintal de Minas, ela usa todas as técnicas aprendidas nos cursos do SENAR e produz uma série de produtos, totalmente higienizados e já cortados, prontos para o consumo em saladas. Na sua página no Instagram, Ana Paula também oferece conteúdo sobre os alimentos indicando seus benefícios, vitaminas e outras informações.
Ela conta que a venda dos produtos processados é bem superior aos legumes in natura. Ana Paula soube aproveitar as oportunidades: com o curso de Marketing ela viu suas vendas aumentarem com o uso correto das redes sociais e agora se prepara para ampliar o negócio, com projeção de um novo ponto comercial na área central da cidade.