Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Dia da Mulher tem ações especiais do Sistema FAEMG

ELAS FAZEM ACONTECER NO AGRO
ESCRITO POR SEDE, EM BELO HORIZONTE
02/03/2021 . SISTEMA FAEMG, SENAR

Capacidade de planejamento e gestão, atenção a detalhes, cuidado e amor pelo ofício: características fundamentais para o sucesso do agronegócio que as mulheres desempenham como ninguém. Para que elas sejam cada vez mais protagonistas, o Sistema FAEMG/SENAR/INAES vai dedicar uma semana de treinamentos em março com foco no público feminino.

A ação é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. Ao longo da semana da mulher, a organização dos cursos do SENAR vai priorizar turmas formadas por mulheres, mostrando que elas estão em todos os espaços do agro e se qualificam cada vez mais. Hoje, 37,5% dos participantes dos cursos do SENAR são do sexo feminino.

A gerente de Formação Profissional e Promoção Social do SENAR MINAS, Liziana Rodrigues, conta que alguns Sindicatos já relataram experiências muito positivas com turmas só de mulheres. “Quando elas são a maioria, elas se sentem mais à vontade para ‘colocar o pé no barro’ e fazer atividades mais pesadas, conhecendo e superando seus limites pessoais. Elas se dedicam, se empenham. A proposta desta semana de eventos é dar oportunidade para que elas tenham acesso a todos os cursos. Sem dúvida elas irão ‘fazer acontecer’!”, avalia.

Elas fazem acontecer na internet

Ao longo da semana, informações sobre a campanha também serão publicadas nas redes sociais do Sistema FAEMG. Para quem quiser compartilhar seus registros no Instagram, haverá um filtro exclusivo para as mulheres do agro e figurinhas (gifs) dedicados ao tema. Marcando o @sistemafaemg nas fotos e utilizando a hashtag #elasfazemacontecernoagro, o conteúdo será repostado, mostrando a presença das nossas mulheres no campo.

Mulheres no ensino e ATeG

As mulheres brilham como alunas dos treinamentos e programas do Sistema FAEMG e também do outro lado, como instrutoras, técnicas e mobilizadoras. Veja:

  • Do total de 599 instrutores, elas são 226 (37,7%)
  • No Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG, elas são 80 (23%) dos 358 técnicos de campo;
  • Dentre os 442 mobilizadores, elas são mais da metade – 250 (56,6%)

Mulheres no agro brasileiro

Dados do Censo Agropecuário 2017, do IBGE, e da pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) mostram que:

  • Mulheres representam 29% do agro brasileiro
  • Estão no comando de 946.075 (18,7%) das cerca de 5 milhões de propriedades rurais contabilizadas pelo levantamento
  • De 2018 para 2019, o total de mulheres no mercado de trabalho rural cresceu 2,02%

A atividade que mais tem mulheres é a pesca. De 27.879 pessoas ocupadas, 10.459 são mulheres (37,5%). Em seguida vem a produção florestal (florestas nativas) com 35,7%; a horticultura, com 31,2%; e a pecuária, que conta com 29,6% de mulheres na ativa.