Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Fazenda premiada pelo ATeG Balde Cheio salta de 30 para 100L de leite

CASO DE SUCESSO
ESCRITO POR IZABELLA MACHADO, DE ARAÇUAÍ
22/09/2021 . SENAR

“Conheci a Assistência Técnica durante uma reunião com o sindicato. Fui um dos selecionados e naquele momento estava com muita dificuldade, pensando em abandonar a atividade leiteira. Tinhamos problemas com a reprodução e ordenha. Na primeira visita do técnico aqui, não tinha nem comida”, relembrou o vencedor da categoria “51 a 100 litros” da Premiação Destaques do ATeG Balde Cheio, José de Alencar Gomes Pereira, do município de São José do Jacurí, ao definir como a propriedade era antes do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

O técnico de campo Danilo Dayrell acompanhou o trabalho na Fazenda Preguiçosa e relatou que, mesmo com tantos obstáculos, já no primeiro diagnóstico percebeu que o proprietário e sua família tinham interesse de continuar e aumentar a renda vinda da atividade leiteira. “Logo, focamos na produção de forrageiras anuais, produção de forrageiras perenes e melhoramento genético do rebanho”, contou o técnico, que relembrou o aumento também da ordenha. “Antes do ATeG era apenas uma e agora são duas”.

José de Alencar e o técnico Danilo Dayrell (de máscara)

De acordo com os registros da fazenda, na primeira visita do técnico de campo a propriedade produzia apenas 30 litros de leite por dia - agora, são 100. “O produtor seguiu as orientações, foi participativo, buscou capacitação e entendeu que a propriedade é uma empresa rural. Os frutos foram colhidos porque todos fizeram uma parte: gerente regional, mobilizador, técnico, supervisor, sindicato e, principalmente, o José de Alencar, que entendeu o que é o ATeG”, garantiu o supervisor do ATeG, Sheider Santos.

Satisfação e emoção 

Ao falar sobre a Premiação do ATeG Balde Cheio, o produtor se emociona. “Fiquei muito sensibilizado quando percebi que os nossos esforços valeram a pena. Custou a cair a ficha! No dia que o técnico me ligou para assistir, eu não acreditei no que aconteceu. Aí a gente comemorou mesmo. Agora é trabalhar para continuar crescendo”, disse, entusiasmado.

Valdivino Gandra, presidente do SPR de Itamarandiba, demonstrou confiança e expectativa financeira nos processos desenvolvidos em parceria com o ATeG. “Queremos que aconteça exatamente isso: nossos produtores ganhem dinheiro e os técnicos também. Um arrasta o outro. A turma teve a grata felicidade de ter um técnico eficiente e o sindicato, produtores assistidos comprometidos. O resultado é uma margem de lucro significativa”.

O gerente regional do Sistema FAEMG em Araçuaí, Luiz Rodolfo Quaresma, ficou satisfeito com desfecho da história e a prosperidade alcançada pelo trabalho conjunto. “Todos estão de parabéns! O resultado demonstra dedicação e implementação das recomendações para o sucesso do negócio. Mais uma vez, o ATeG ajuda o produtor rural que tem cabeça aberta para novas tecnologias e implementa a gestão para chegar ao sucesso”, disse.