Eles vieram de longe. Tão longe que, para alguns, a primeira barreira foi o idioma. Hoje, já falam português com fluência e, com um drone, percorrem os céus do Alto Paranaíba durante o curso do Sistema Faemg Senar. São seis jovens panamenhos, entre 20 e 30 anos, que estão em Patos de Minas em busca de conhecimento para transformar o agro em seu país de origem.
Estudantes de um programa custeado pelo governo do Panamá, eles foram selecionados a partir do desempenho escolar no ensino médio e vieram para o Brasil para participar de cursos como agronomia, veterinária, odontologia e agricultura de precisão. Em solo brasileiro, onde o agro se destaca como importante motor da economia, os jovens também fizeram capacitações em parceria com o Sistema Faemg Senar.
Tecnologias do agro
Eles participaram dos cursos de Operação de Drone de Asa Rotativa, um dos mais ofertados pelo Sistema Faemg Senar no Alto Paranaíba. “A ideia é mostrar que o drone vai além do que as pessoas imaginam: tirar fotos e vídeos. Eles aprendem sobre legislação, aplicativos, funções de controle, manutenção e, principalmente, como usar a tecnologia a favor da produção agrícola, com segurança e dentro da lei”, explicou o instrutor José Neto.
Já no curso de Mapeamento e Interpretação Agronômica, aprenderam a planejar e executar o mapeamento com drones, gerar imagens, processá-las e interpretar índices vegetativos que ajudam a diagnosticar e resolver problemas no campo.
Fonte de transformação
Para a estudante Samantha Aldeano, de 25 anos, esta é uma oportunidade enriquecedora. “Quando voltarmos, vamos levar todo esse conhecimento e falar com os produtores como foi essa experiência”. Um salto tecnológico que mostra o quanto a capacitação profissional pode ultrapassar fronteiras e mudar realidades.
O interesse e a dedicação dos panamenhos impressionaram. Segundo José Neto, os estudantes enxergam a tecnologia como uma ponte entre o presente e o futuro do campo em seu país. “Eles querem aplicar o que aprenderam no Panamá, onde a tecnologia ainda é pouco difundida”.
Para o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Patos de Minas, Sérgio Coelho, o Sistema Faemg Senar ultrapassa fronteiras e conecta pessoas, tecnologias e saberes. “Isso mostra a força da nossa missão, que é levar conhecimento e oportunidades a quem realmente precisa — esteja onde estiver”, analisou.