Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Missão técnica faz visita ao Sistema Faep Senar

VISITA TÉCNICA
ESCRITO POR IZAMARA ARCANJO, DE BELO HORIZONTE
10/03/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Objetivo foi conhecer a experiência da instituição paranaense nos processos

de planejamento e gestão

 

O Sistema Faemg Senar na busca constante pela manutenção da excelência de seus processos tem fomentado a realização de visitas técnicas às federações de agricultura e pecuária de outros estados. A primeira visita deste ano foi realizada pelas equipes da Gerência Executiva Técnica, Assessoria Jurídica e Gerência Sindical à sede do Sistema Faep Senar do Paraná nos dias 02 e 03 de março.

O objetivo das visitas, segundo Bruno Rocha, gerente Executivo Técnico do Sistema Faemg Senar, é conhecer o planejamento estratégico, a estrutura departamental, além dos produtos e serviços prestados aos produtores rurais em outras instituições. “Essas missões técnicas nos proporcionam averiguar e incorporar boas práticas de outras instituições para Minas Gerais, de uma forma adaptada a nossa realidade, a fim de promovermos avanços mais rápidos para nossos produtores”, explica Bruno.

Ainda de acordo com o gerente, trata-se de uma boa oportunidade para analisar os produtos gerados pelas áreas técnicas, os sistemas de informação utilizados para análise e compilação de dados técnicos e econômicos, às questões das searas jurídica e da sustentabilidade, bem como controles de atendimento a produtores e sindicatos rurais. “Foi uma visita que nos mostrou como estão sendo estruturadas estas áreas no Paraná, de forma que a gente possa usar este conhecimento na Faemg para entregar mais valor ao produtor rural”. E acrescentou: “Esta é uma primeira ação que Minas desenvolveu. Esperamos fazer mais visitas técnicas em outros estados, assim como nós somos procurados pelas demais instituições para conhecer nossas práticas, a fim de levarem uma bagagem de conhecimentos para contribuírem em suas localidades”.

Também participaram da visita ao Sistema Faep Senar, a assessora técnica, Aline Veloso; a gerente de Sustentabilidade, Mariana Ramos; a coordenadora Jurídica, Mariana Maia e o gerente Sindical, Rogério Arantes.

Para Mariana Maia, além de conhecer o planejamento estratégico do Sistema Faep e sua estrutura setorial, foi um momento de interação entre as instituições. “Houve troca de experiências e informações, em prol do fortalecimento das casas, das pessoas que vivem no campo e de toda a organização sindical rural”, afirma.

As impressões de Mariana sobre a visita técnica são compartilhadas gerente Sindical, Rogério Arantes. Segundo Rogério, foi uma viagem proveitosa, na qual muitas experiências puderam ser compartilhadas com as assessorias sindical e jurídica. “A visita que fizemos à federação do Paraná foi muito proveitosa. Alguns processos que vimos lá, vamos aplicar aqui, e eles serão de grande valia para o todo sistema Faemg Senar.