Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações
Compartilhe

Parceria com Clicampo já beneficia produtores

PROJETO SUPERAÇÃO BRUMADINHO
ESCRITO POR JOSIANE MOREIRA, DE SETE LAGOAS
07/04/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

A parceria do Sistema FAEMG com a startup Clicampo está a pleno vapor e com boas perspectivas para cerca de 50 olericultores no município de Mário Campos. O projeto piloto, com previsão de duração de três meses, está focado no produtor atendido pelo Programa SuperAção Brumadinho. O objetivo é promover soluções de logística, por meio de uma plataforma exclusiva de captação dos produtos, para acelerar a comercialização e promover acesso a preços mais justos de mercado.

Os primeiros carregamentos, que já impactaram mais de 20 produtores, seguiram para restaurantes parceiros e varejistas de Belo Horizonte. Com isso, os pagamentos semanais já estão sendo feitos aos agricultores via conta bancária. Esse é um dos principais benefícios que chamou a atenção do produtor Júlio Pereira da Silva, do Sítio do Alto. Para ele, receber em dia era o “x da questão”.

Vanderlan Bernardino, gerente de relacionamento com produtores da Clicampo,
ao lado de um dos produtores beneficiados na etapa piloto

“A gente se sente mais reconhecido. Neste início, as vendas giraram em torno de R$ 800, mas estamos nos preparando para atender demandas de maior volume. Se Deus quiser, vai continuar dando certo”, disse o produtor, satisfeito com a comercialização de forma mais planejada e organizada do broto de feijão, alface, agrião e mostarda.

Para o superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, a iniciativa vai ao encontro da nova linha de trabalho do Sistema FAEMG. “É imprescindível cuidar da cadeia produtiva como um todo e estimular o produtor a comercializar mais e melhor. Sem isso, o processo fica falho”. Segundo ele, outras novidades estão a caminho com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais, e a perspectiva é suprir não só a lacuna dos olericultores, mas criar ampliar a proposta para produtores de queijo e mel, por exemplo.

“É uma região com muito potencial. Estamos bastante otimistas com a parceria com o Sistema FAEMG. Sentimos que já estamos impactando os produtores, e a experiência tem sido positiva. Temos recebido bons feedbacks”, afirmou a líder de produto da Clicampo, Camila Ono.

Ampliação do Hub

O projeto piloto consiste na implantação de um sistema direto de captação de produtos. Na prática, os produtores recebem apoio de um assistente em campo, que ficará responsável pela logística de conferência e destinação da produção para o galpão da Clicampo.

A partir desta semana, os produtores cadastrados no projeto contarão com mais um ponto de apoio, no Parque de Exposições. A viabilização da estrutura foi possível graças à parceria do Sistema FAEMG com o Sindicato Rural de Brumadinho. Este importante e estratégico espaço vai ajudar produtores de olerícolas, frutas e ovos caipiras a melhor escoar os produtos, com apoio logístico, sem depender de intermediários.