Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações
Compartilhe

Passaporte para o primeiro emprego

CURSOS TÉCNICOS DO SENAR
ESCRITO POR JOSIANE MOREIRA, DE SETE LAGOAS
10/03/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

“Ficamos extremamente felizes com esta conquista para o município de Corinto, que nos prepara para desenvolver ainda mais nossa mão de obra rural”. A fala é do presidente e mobilizador pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Corinto, Márcio Lúcio Paiva de Paula Pinto. Ele comemora a chegada de 25 vagas em cada um dos cursos técnicos em Fruticultura e Agronegócio do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos. Os cursos são gratuitos, duram de dois anos a dois anos e meio e são reconhecidos pelo MEC, possibilitando desenvolvimento para a localidade, tanto do ponto de vista de quem será contratado, quanto do empregador, suprindo a carência por profissionais. 

O processo para ingresso nos cursos técnicos está em fase de seleção e análise dos currículos. Segundo Márcio, além de Corinto, os cursos também têm potencial de impactar as regiões de origem dos inscritos, como Augusto de Lima, Curvelo, Monjolos, Santo Hipólito, Paraopeba, Janaúba e Serro, entre outras. "Somos um dos maiores polos produtivos em setores distintos do agro e um importante celeiro de profissionais com grande expertise em formação e aprimoramento de recursos. Por isso, nossos futuros alunos precisam ter a noção exata da sua importância. O objetivo é que cada vez mais pessoas possam ter acesso à educação e contribuir para a geração de riquezas no agro”, destacou. 

A formação técnica ajuda a suprir a demanda latente por qualificação e mão de obra especializada, pois prepara o aluno para a modernidade, mudanças e inovações de forma mais rápida e prática e acelera a sua inserção no mercado de trabalho. Segundo a gerente de Educação Formal do Sistema FAEMG, Tércia Almeida, estes cursos têm possibilitado boas colocações.

“As empresas estão investindo cada vez mais em eficiência e gestão, e várias profissões técnicas estão em alta. A educação profissionalizante é o melhor passaporte para garantir o primeiro emprego. A cidade de Corinto tem uma capilaridade muito boa, podendo estender a oferta de vagas às regiões próximas. Com a habilitação do polo de ensino, o sindicato propiciou uma excelente oportunidade ao público rural de agregar informação, conhecimento e inovação”.

Mais sobre os cursos

Os cursos têm carga horária mista, virtual e presencial, com atividades teóricas e práticas. Os alunos vivenciam visitas técnicas e saídas de campo em propriedades rurais parceiras, empresas agropecuárias ou agroindústrias. No Polo de Ensino em Corinto, as aulas presenciais ocorrem aos sábados, conforme calendário letivo e no ambiente virtual. A previsão do início das aulas é para este mês.