Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Primeira turma de Zootecnia se forma em Juiz de Fora

EDUCAÇÃO
ESCRITO POR CARLA ARANTES, DE JUIZ DE FORA
14/07/2025 . SISTEMA FAEMG, SENAR

 

Formatura celebra transformação de vidas por meio da educação no campo

Em uma noite marcada por emoção e alegria, Juiz de Fora formou, na última sexta-feira (11), a primeira turma do curso técnico em Zootecnia oferecido gratuitamente pelo Sistema Faemg Senar no município. O evento, realizado no anfiteatro do Sindicato Rural, reuniu familiares, amigos e autoridades, celebrando a conquista dos 16 formandos e reforçando a importância da qualificação profissional para o desenvolvimento do agro na região.

A cerimônia contou com a presença do presidente do Sindicato Rural de Juiz de Fora, Domingos Frederico Netto; da coordenadora de Educação Formal do Sistema Faemg Senar, Tercia Almeida; do gerente regional da Faemg, Emerson Simão; e do presidente da Câmara Municipal, José Márcio Garotinho.

“O Sistema oferece cursos técnicos reconhecidos pelo MEC desde 2015, em seis áreas do conhecimento. O interessante é que o curso de Zootecnia em Juiz de Fora surgiu de uma demanda local. Hoje, entregamos à sociedade profissionais mais preparados e empenhados em melhorar a qualidade do trabalho no campo”, destacou Tercia Almeida.

Educação que transforma

Formatura reforçou a importância da qualificação profissional para o desenvolvimento do agro na região

A formatura representou não apenas a conclusão de um ciclo, mas também a realização de sonhos e mudanças significativas de trajetória. O engenheiro de telecomunicações Hamilton Lara é um exemplo. Após quase duas décadas trabalhando em uma empresa de telefonia móvel e na bolsa de valores, decidiu se dedicar à produção de leite em São Tiago, no Campo das Vertentes. “A prática e as pesquisas por conta própria não eram suficientes. A educação formal dá um direcionamento para o trabalho. Exige dedicação e tempo, mas a recompensa é enorme”, afirma.

Histórias como a de Janete Coelho também emocionaram os presentes. Ex-empregada doméstica, ela viu sua vida mudar completamente ao ingressar no curso técnico. Aos 35 anos, foi contratada como secretária em uma fazenda em Chapéu D'Uvas e ali descobriu a paixão pela agropecuária. “Meu sonho era fazer veterinária, mas eu não podia sair da cidade. Quando surgiu o curso técnico, abracei a oportunidade”, conta.

Hoje, Janete é gerente de uma fazenda com 1.247 hectares e comanda equipes no dia a dia do campo. “Se homem mata um leão por dia, a mulher tem que matar dez e ainda mostrar. A gente tem que provar todos os dias que é boa naquilo que faz”, diz, com orgulho. A trajetória também inspirou sua filha, Ana Carolina, que deve concluir a graduação em Zootecnia no próximo ano.