Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Projeto estimula soluções para o agro e sucessão familiar

AGRO NA ESCOLA
ESCRITO POR IZABELLA MACHADO, DE ARAÇUAÍ
06/10/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES

O Projeto Agro nas Escolas, em Itamarandiba, impactou a comunidade escolar do município ao estimular estudantes a pensarem nos desafios do agro e elaborarem soluções. Durante três meses, eles tiveram essa missão, e o resultado foi surpreendente: além de apresentarem produtos, os jovens estiveram mais próximos do campo e da propriedade familiar.

O projeto foi idealizado com apoio da Gerência da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg e pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba. As técnicas de campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Brenda Matos e Dannúbia Marques, participaram por meio do Sindicato. O objetivo foi incentivar a sucessão familiar e o uso de novas tecnologias.

Professor e alunos do grupo campeão

Durante a Expoagri Aperam 2022, alunos de sete instituições de ensino apresentaram as ideias para o agronegócio da região. Foram apresentadas soluções relacionadas a rastreabilidade na apicultura; apicultura migratória; pesticidas naturais, biodigestor com soro de leite, proteção de nascentes, biomassas e aquaponia.

“Um dos objetivos do projeto foi incluir alunos e professores no agronegócio. O pessoal se empenhou bastante e ficamos muito felizes com o resultado. Os alunos foram criativos e os trabalhos são aplicáveis”, disse Dannúbia. “Todos os alunos entenderam a proposta e se adequaram ao tema. Outro objetivo foi fomentar a sucessão familiar e acreditamos que teremos um efeito a longo prazo, pois os alunos já se despertaram para o agronegócio”, completou Brenda.

“O Agro Nas Escolas foi um trabalho piloto e estamos pensando em replicar no ano que vem com outros Sindicatos e em outras regiões. Entendemos que ele fomenta o empreendedorismo e a inovação no meio dos estudantes. Do projeto, saíram ideias muito boas que podem até virar um negócio! Os alunos podem trazer a solução de uma dor que estão vivendo na propriedade e essa saída pode ser a mesma para outros locais também”, comentou a analista de Inovação da Gerência da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg, Amanda Pessoa.

Soluções premiadas

No final da Expoagri Aperam 2022, os três primeiros classificados receberam prêmios do Sistema Faemg. “Foi inspirador ver o engajamento dos alunos, que buscaram soluções até mesmo para a propriedade da família. Começaram a entender mais o contexto e a potencialidade de alguns setores no município, e isso também foi um ponto muito positivo”, disse o gerente regional do Sistema em Araçuaí, Luiz Rodolfo Antunes Quaresma.

Filha de produtores rurais, a estudante Jaínny Maria Vieira Rocha é uma das integrantes do grupo campeão. “Inicialmente, pensamos em algo relacionado a madeira ou apicultura, que são setores de destaque na região. Escolhemos a segunda opção, pois a família do nosso colega trabalha com apicultura, e ele nos contou sobre as dificuldades. Juntamos as nossas ideias, levamos ao professor e surgiu interesse em fazer um aplicativo”.

Primeiro lugar

O “APPicultor”, nome dado ao aplicativo, pretende ajudar na prevenção de perdas de caixas durante incêndios, por exemplo. O grupo sugeriu adesivar todas as caixas com QR Codes que, depois de acessados, enviam ao usuário, dados como o contato do proprietário. Assim, em um momento de emergência ou possibilidade de danos à caixa, o produtor é notificado. Além disso, o APPicultor oferece um espaço para a divulgação do mel do produtor cadastrado, que participa de uma espécie de “vitrine virtual”.

“A intenção é diminuir o prejuízo. Como os apiários ficam na mata, em caso de incêndio, o produtor fica sem a caixa e a produção do mel. O app irá reduzir o número de perdas e ajudar na identificação do proprietário, dando mais controle ao negócio”, explicou Jaínny.

Aplicativo tem a proposta de reduzir prejuízos na apicultura

A partir do envolvimento com o Agro nas Escolas, ela ganhou mais que um prêmio. “Descobri que quero entrar para o agronegócio, pois é um setor que admiro. A lição que tirei é que também somos pessoas muito capazes”.

“Como professor de geografia, sempre estimulei a valorização da terra em que os alunos estão. Como são oriundos do campo, muitos pensam não ter futuro aqui, e a experiência do projeto foi absurdamente melhor do que eu imaginava! Uma iniciativa que deve ir para frente, pois vão aparecer excelentes ideias. Às vezes uma solução simples pode trazer a virada de chave”, concluiu Flaviano de Paula Amaral.

Confira a classificação:

1º lugar: APPICULTOR 
Escola Estadual Mestra Bezinha Gandra

2º lugar: BIODIGESTOR
Escola Estadual São João Batista

Segundo lugar

3º lugar: AQUAPONIA
Escola Estadual Maria Raimunda Andrade Neves

Terceiro lugar