Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


SPR de Lima Duarte celebra três décadas de parceria com o Senar Minas

SINDICATOS
ESCRITO POR ASCOM
09/04/2025 . SINDICATOS

Para celebrar os 32 anos do Senar Minas, o Sindicato de Produtores Rurais de Lima Duarte compartilhou uma publicação no Instagram da entidade (www.instagram.com/sindicatoruralld) com fotos que rememoram os mais de 30 anos de parceria entre as instituições.

O SPR postou registros de cursos promovidos no início da década de 1990, entre eles, de inseminação, corte e costura, alimentação de bovinos e pinturas, realizados de 1992 a 1995.


O presidente do SPR de Lima Duarte, Olivier de Paula Campos, afirma que a parceria com o Senar Minas trouxe muitos benefícios. 

“Por meio do Senar, o nosso sindicato oferece de 4 a 5 cursos mensais, valorizando significativamente a visibilidade e a interação com as famílias rurais, bem como as do meio urbano. Uma das consequências são as adesões de novos sindicalizados. Por meio do apoio irrestrito do Sistema Faemg Senar, o nosso sindicato é uma instituição representativa em nosso município, podendo ser classificado como uma referência local”, diz.
 

Parceria que o agente de desenvolvimento rural (ADR) Ednon Matoso Ramos também celebra com orgulho. Há mais de 30 anos, ele atua em parceria com o Sindicato de Lima Duarte formando turmas de produtores e trabalhadores rurais para os cursos e capacitações do Senar Minas. 

"Desde a parceria com o Senar, o sindicato se desenvolveu marcantemente, e os produtores também. Saímos de cerca de 120 associados em 1992 para 900 hoje, muito por conta dos cursos e programas que mudaram as propriedades, seja na parte de turismo, qualidade do leite e do queijo, transformando a produção e a gestão”, conta.

Ednon acrescenta que “o SPR de Lima Duarte promove, atualmente, cerca de 50 cursos por ano, fora os programas, além de citar que a entidade foi o berço do Programa Gestão com Qualidade no Sindicato (GQS), que saiu do âmbito estadual para o nacional, do Programa Gestão com Qualidade no Campo (GQC) e do primeiro módulo do Balde Cheio, que se transformou no programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Balde Cheio”.