Compartilhe

Comissão Nacional de Bovinocultura de Leite – CNA

REUNIÃO
ESCRITO POR ASCOM
14/06/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG

Na manhã dessa terça-feira (14/6) foi realizada a primeira reunião da nova composição da Comissão Nacional de Bovinocultura de Leite – CNA. Representaram o Sistema FAEMG o presidente da Comissão Técnica de Pecuária de Leite, Jônadan Ma, nomeado o primeiro vice-presidente da Comissão, e a assessora econômica do Sistema FAEMG, Aline Veloso.

“A participação da FAEMG foi importante para apresentarmos o que a Federação de Minas vem realizando, especialmente sobre a previsibilidade do preço do leite. Vamos utilizar o Conseleite Minas como principal ferramenta para tornar o sonho dos produtores realidade e servir de exemplo para que outros estados também possam melhorar essa questão, que é uma das principais demandas debatidas junto à CNA. Vamos usar os cinco produtos mais produzidos pela indústria mineira, o leite em pó, UHT, leite condensado, muçarela e o spot para ditar a tendência da precificação do leite para a próxima quinzena nas publicações do Conseleite Minas”, explicou Jônadan Ma.

Na reunião, Fernando Pinheiro, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) abordou os programas de bonificação por qualidade como ferramenta de melhoria na qualidade do leite.  Rogério Wilson Gonçalves e Thomé Luiz Freire Guth, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), falaram sobre Contrato a termo: plataforma eletrônica de comercialização de milho.

“Aproveitamos a oportunidade para convidar os membros da Comissão Nacional para participarem da reunião em Belo Horizonte, dia 16, onde faremos o Encontro com Produtores de Leite, durante a MEGALEITE 2022. Na oportunidade, trataremos do futuro da produção, com as palestras do Dr. Glauco Carvalho, da Embrapa Gado de Leite, que terá como tema ‘Visão Estratégica de Futuro da Pecuária Leiteira como Negócio’ e da Flavia Fontes, CEO Grupo Integral, sobre Visão Estratégica de Futuro da Pecuária de Leite na Ótica do Consumidor”, comentou Aline. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/DQgvP6fKXFDASK97A” _

Na reunião, a CNA informou sobre a tramitação legislativa do Projeto de Lei 5925/19 que trata da redução a zero as alíquotas da contribuição para o Pis/Pasep e da Cofins incidentes sobre rações e suplementos para alimentação bovina. O foco é a desoneração tributária. O PL foi aprovado na Comissão de Finanças, no dia de hoje, e seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça. Outros PL’s de interesse do setor produtivo continuarão a ser acompanhados pela CNA e com a indicação de participação e articulação das Federações de Agricultura junto aos parlamentares dos estados, para que consigamos mais conquistas.