Os vencedores da 3ª Maratona Faemg Jovem foram anunciados nesta quinta-feira (6/11), logo após o 4º Encontro Faemg Jovem, realizado durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte. A equipe Verde Safra, de Uberlândia, conquistou o primeiro lugar com um projeto que visava conectar crianças ao campo. Grupos de Salinas e Pará de Minas garantiram o 2º e o 3º lugares. Já as equipes de Diamantina e Águas Formosas ficaram com o 4º e o 5º lugares.





Reconhecimento
A cerimônia também reservou um momento para agradecimento aos Sindicatos dos Produtores Rurais e aos gerentes regionais, que muito contribuíram para o sucesso da Maratona.

Laiza Kelly de Olivera, da equipe Raízes, foi destaque como a jovem que mais fez cursos pelo Senar Play – plataforma on-line que oferece centenas de capacitações.

Conexão Campo-Cidade
A Maratona envolveu jovens mineiros em desafios para promover inovação e fortalecimento do agro. As equipes vencedoras receberam prêmios, acesso a missões técnicas e mentorias especializadas em liderança.
“O agro precisa do jovem. O jovem é o nosso futuro, tanto dentro das propriedades quanto no sistema sindical. O encontro é um momento de mostrar a eles a força deste sistema, e a maratona contribui para aproximá-los dos sindicatos rurais lá na ponta. Nosso foco é a liderança e a sucessão rural e estamos trabalhando nessa construção”, enfatizou a gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação, Silvana Novais.
O número de inscritos nesta edição aumentou: foram 504 jovens, distribuídos em 54 equipes. Ao longo dos últimos meses, todos participaram de capacitações para aprimorar habilidades inerentes a liderança e se aprofundaram em questões que envolvem a agropecuária mineira, além de desenvolver ações e projetos inovadores em busca de soluções para desafios de suas regiões.
Futuro do café
Antes da premiação da Maratona, todos participaram do 4º Encontro dos Jovens do Café, que reuniu centenas de participantes de todo o estado. Quem deu as boas-vindas foi o presidente da Comissão Faemg Jovem, Daniel Ferreira Alves, acompanhado da diretoria do Sistema Faemg Senar.

“Temos a convicção absoluta de que este país pode avançar com vocês, com dedicação e trabalho. E nós”, disse o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo. Os vice-presidentes Renato Laguardia e Ebinho Bernardes também frisaram a importância dos jovens para liderarem a transformação no agro e fortalecerem o sistema sindical rural.


O secretário de Estado, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, destacou a sucessão rural e a representatividade do agro, e o deputado federal Zé Vitor, a nova geração disposta a trabalhar para melhorar a vida no campo.
Na programação, a palestra “Seja o Líder que o Mundo Precisa!”, com o empresário Eduardo Valias. O painel “Jovens que Transformam o Café” reuniram o influencer Kael do Agro, a jornalista e cafeicultora Thaís Milani e o Q-Grader Uender Peixoto para falar de tradição, inovação e propósito.

