Presidentes de Sindicatos dos Produtores Rurais do Triângulo Mineiro participaram de um encontro promovido pelo Sistema FAEMG, na terça-feira (23). Quinze presidentes de entidades estiveram no evento, realizado no auditório do Sindicato de Uberlândia. O objetivo foi apresentar o projeto de reestruturação que visa a melhoria da qualidade dos eventos oferecidos aos produtores rurais, por meio do SENAR, como cursos, treinamentos, seminários, oficinas e programas especiais.
A gerente pedagógica do Sistema FAEMG, Cristiane Trigueiro, que coordenou o encontro, destacou que esta reestruturação inclui a mudança do papel do mobilizador para agente de desenvolvimento rural. “A mobilização passará a ser uma das responsabilidades deste agente, que irá trabalhar de forma mais ampla, mapeando as necessidades do meio rural e fazendo o direcionamento de maneira mais consciente”, afirmou.
Trigueiro ressaltou que será necessário investir na qualificação profissional desses profissionais. “Vamos fazer um diagnóstico dos aspectos que precisamos melhorar, identificar as pessoas que têm algum ponto fraco em relação ao Sistema e atuar de forma mais efetiva nos gargalos existentes”, afirmou. De acordo com ela, o encontro com os presidentes foi uma oportunidade para alinhar o projeto de reestruturação e incentivar uma liderança participativa, para que eles também possam contribuir neste processo de mudança.
Aprovação dos presidentes
O presidente do Sindicato de Campo Florido e do Núcleo dos Sindicatos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Márcio Guapo, avaliou que a reunião foi muito positiva. “Foi um momento para discussão entre os presidentes de Sindicatos sobre a participação, o envolvimento e o engajamento das entidades. A Cristiane conseguiu colocar algumas coisas de uma forma que as pessoas começaram a pensar de maneira diferente”, comentou.
Juarez Muniz, presidente do Sindicato de Ituiutaba, elogiou a presença do Sistema FAEMG no Triângulo Mineiro. “Hoje, o Sistema é muito presente na região. Realmente, temos que ter um novo sistema administrativo e estamos aqui para aprender”, completou. Para o presidente do Sindicato de Campos Altos, Hilton Antônio Dornela, o encontro contribuiu para unir as lideranças. “É um momento ímpar. Nós estamos precisando de união e o Sistema FAEMG nos proporcionou isso”, afirmou.
Na abertura do encontro, o vice-presidente do Sistema FAEMG e presidente do Sindicato de Nova Ponte, Weber Bernardes de Andrade, destacou o trabalho da entidade e ressaltou que ela tem muito a oferecer, mas precisa ser demandada. Ele aproveitou para convidar os presidentes de Sindicatos para participarem do Encontro do Agro que será promovido pelo Sistema FAEMG em Belo Horizonte, nos dias 16 e 17 de setembro.
O gerente regional em Uberaba, Caio Oliveira, considerou que o encontro foi esclarecedor para os presidentes. “É importante eles receberem em primeira mão as informações deste processo de reestruturação, para que auxiliem os agentes de desenvolvimento rural neste momento de adaptação. Neste novo papel, os agentes poderão contribuir ainda mais para impulsionar o trabalho do Sindicato junto aos produtores rurais e a comunidade”, explicou.
Demandas do agro
Antes do encontro, os presidentes participaram de uma reunião com o candidato a vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, promovida pelo presidente do Sindicato de Uberlândia, Thiago Silveira. Na oportunidade, eles apresentaram algumas demandas do setor, como o direito à propriedade, mais segurança no campo e infraestrutura, como, por exemplo, melhoria da malha rodoviária. Eles também defenderam mais diálogo com o setor produtivo e o aumento da representatividade do agro na Câmara Federal.
A reunião também contou com as presenças do subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais, Felipe Attiê, e da candidata a deputada federal, Ana Paula Junqueira Leão.