Compartilhe

Reforço no cuidado com a saúde da mulher em Oliveira

PROGRAMA SAÚDE ITINERANTE
ESCRITO POR GISELE NISHIYAMA, DE LAVRAS
24/05/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

O Sindicato dos Produtores Rurais de Oliveira e o Sistema FAEMG, em parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Saúde, promoveram o Programa Saúde Itinerante para atender os pacientes do Programa de Saúde da Família Rural (PSF) em Oliveira, nos dias 19 e 20 de maio.

Para o suplente da diretoria do Sistema FAEMG e presidente do Sindicato, Márcio Eugenio Leite de Castro, o evento trouxe um momento singular e de muita satisfação. “Nós conseguimos concluir essa rotina perfazendo um total de 160 mulheres que fizeram exames preventivos. O Sindicato Rural conseguiu contribuir positivamente junto às trabalhadoras rurais, às produtoras rurais, junto à sociedade de Oliveira, em um momento único para a gente proporcionar bem-estar e uma segurança maior para as nossas mulheres”.

O presidente aproveitou para agradecer ao Sistema FAEMG, principalmente, pela parceria com o Sindicato Rural viabilizando o ‘Caminhão da Saúde’ para a cidade, e à Secretaria de Saúde, que trabalhou fortemente para viabilizar o evento. “A gente via, com muita emoção, a alegria das atendidas saindo do caminhão mais tranquilas, mais alegres e recebendo o brinde. Foi um momento especial para nós do Sindicato, foi a primeira vez que nós participamos desta parceria e certamente vai ser a primeira de várias parcerias”, destacou Márcio Eugênio.

Iniciativa bem-vinda

Elisete Aparecida de Castro Silva, atendida pelo Programa, disse que o trabalho realizado foi maravilhoso e desejou que ele se repita. “Foi muito bom ver as mulheres aqui, foi excelente o trabalho do Sistema FAEMG em Oliveira. Só tenho a agradecer à equipe, que sempre se preocupa com a nossa saúde e está trazendo este benefício para nós. O exame é maravilhoso, ajuda bastante. Tudo muito rápido, a moça que faz o exame é excelente, deixa a gente muito à vontade. A equipe está de parabéns, o Sindicato está sempre trazendo benefícios para a nossa cidade”.

O gerente regional do Sistema FAEMG em Lavras, Rodrigo Ferreira, ressalta que o Programa Saúde Itinerante é um projeto idealizado pelo Sistema FAEMG e é realizado em parceria com as entidades cooperadas, voltadas para a saúde do homem e da mulher do campo. “Através dele, viabilizamos exames para o homem, coleta de PSA e consulta com o urologista e, para a mulher, o Papanicolau e Mamografia. São exames de extrema importância para a população, mas que ainda enfrentamos grande resistência, por parte principalmente dos homens”, analisa.

A partir da esquerda, Lucas Lasmar, o gerente Rodrigo Ferreira, o mobilizador do Sindicato de Oliveira, Geovani Stacanelli, e Carlos Rezende, do Sistema FAEMG

O Programa agrega não só em resultados, mas conscientiza as pessoas por onde passa para estarem sempre em dia com a saúde. “Para que o Programa seja realizado, a gente conta com as parcerias dos Sindicatos, que são os nossos representantes de ponta, responsáveis por toda a organização do evento e a busca de novos parceiros. Ainda tem as equipes das prefeituras, principalmente da secretaria da saúde, que fazem um estudo local e sabem das principais necessidades dentro da área”, detalhou o gerente.

Chamada para o autocuidado

A secretária municipal de saúde de Oliveira, Elisângela das Dores Neto, também agradeceu à parceria e fez um alerta ao cuidado com a saúde das mulheres. “Agradeço ao Sindicato e ao SENAR por esta parceria e estamos sempre abertos para que estas ações possam proporcionar uma melhor qualidade de vida aos oliveirenses. Aproveito a ocasião e deixo uma mensagem para que as mulheres se atentem da importância de fazer a mamografia, de fazer o autoexame e de realizar o preventivo, pois, qualquer doença, se for diagnosticada no início, é muito mais fácil o tratamento e a chance de recuperação”.

Geovani Vasconcelos Stacanelli, mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais de Oliveira, demonstrou sua gratidão às parcerias que viabilizaram a implementação do Programa e elogiou o evento. “Deu tudo certo, da melhor maneira possível. O Sindicato não mediu esforços para contribuir com o Caminhão na cidade, com os cursos e outros seminários e projetos do SENAR. Queremos, com tudo isso, proporcionar bem-estar aos produtores, a seus familiares e aos trabalhadores rurais da cidade. É com muita alegria que terminamos as consultas. Respiro hoje com o ar de dever cumprido. O pessoal está muito satisfeito, muito alegre”.

Da direita para à esquerda, o presidente do Sindicato, Márcio de Castro; a secretária de saúde Elisângela Neto; Carlos Rezende, do Sistema FAEMG; e o mobilizador Geovani

“O Sindicato Rural e o SENAR já são parceiros da prefeitura em várias ações. Esses são exames essenciais na vida das mulheres e, com os resultados em mãos, elas estarão melhor assistidas”, afirmou a prefeita de Oliveira, Cristine Lasmar. “É importante lembrar que todas nós, mulheres, devemos realizar, periodicamente, o autoexame das mamas e, se sentirmos alguma alteração, devemos procurar uma unidade de saúde. Muito obrigada por esta parceria tão importante!”, destacou.