O Sindicato dos Produtores Rurais de Brumadinho está com uma série de planos e, para isso, reuniu-se com o Sistema FAEMG/SENAR/INAES para trocar ideias sobre parcerias. O presidente da entidade, Bernardo Teixeira Marques, conversou com o superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, em Belo Horizonte, e discutiu ações para o parque de exposições da entidade no município, espaço com 4,5 hectares.
Os coordenadores Liziana Rodrigues (Formação Profissional Rural e Promoção Social) e Bruno Rocha de Melo (Técnico) do SENAR MINAS também participaram da reunião, assim como o gerente do Escritório Regional de Sete Lagoas do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Harrison Belico. Dentre as ideias levantadas, foi proposto, por exemplo, um ponto de apoio para os técnicos do Projeto SuperAção Brumadinho dentro do parque.
“A proximidade de Brumadinho com Belo Horizonte facilita a promoção de eventos que atendam toda a região metropolitana”, analisou Christiano Nascif, citando como exemplo a Feira Segura. Ela poderia atrair moradores de condomínios dos arredores da cidade e ainda contar com a participação dos produtores locais, que estão lutando para retomar suas vendas após o impacto do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em 2019.
O mais jovem
Bernardo Teixeira Marques assumiu o Sindicato dos Produtores Rurais de Brumadinho em julho de 2019. Com 25 anos, ele é um dos mais jovens presidentes de sindicato dentre os registrados no Sistema FAEMG. Ele é odontólogo e vem de uma família de produtores rurais de gado de corte. Ele conta que o avô e alguns tios também já foram presidentes do Sindicato.