Os Sindicatos de Produtores Rurais podem se credenciar, junto ao Sistema Faemg Senar, para emitir o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) - documento que substitui a Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP) desde 1º de novembro.
De acordo com a assessora econômica do Sistema Faemg Senar, Aline Veloso, os sindicatos devem enviar uma relação de documentos que serão analisados e credenciados junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Somente com o credenciamento completo é que o sindicato estará habilitado a emitir o CAF.
“O emissor desse documento deverá fazer uma capacitação on-line ofertada pelo Mapa para que ele utilize o sistema operacional a partir de janeiro. Fazemos o alerta para que o credenciamento seja feito e, desta forma, os sindicatos possam ofertar esse importante documento aos produtores de sua base. Por meio dele, os agricultores poderão ter acesso a várias políticas públicas voltadas para a agricultura familiar como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), vendas públicas para Conab e outros órgãos institucionais, para a merenda escolar e a obtenção de crédito rural pelo Terra Brasil, por exemplo”, explica Aline.
Sindicatos podem acessar o Comunicado 5 aqui.
Outras informações sobre o CAF poderão ser encontradas na página especial do Portal Sistema Faemg Senar no link: http://www.sistemafaemg.org.br/faemg/credito-rural/cadastro-da-agricultura-familiar-caf