Compartilhe

Sistema FAEMG Notícias - 24 de maio

INFORMATIVO
ESCRITO POR ASCOM
24/05/2022 . SISTEMA FAEMG, SENAR, FAEMG

 

 

CAFÉ: POTÊNCIA QUE MOVE PROSAS E TRANSFORMAÇÃO

O café, “ouro negro” de Minas Gerais, não gera só bons encontros e prosas, mas também gera renda, tecnologia e faz a fama do Brasil como grande produtor de grãos de excelência. Neste 24 de maio, Dia Nacional do Café, o Sistema FAEMG não só parabeniza seus cafeicultores, mas também ressalta a potência da cultura.

Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. No biênio 2020/2022, o Brasil foi responsável por 32% da produção mundial, mesmo passando por adversidades climáticas que impactaram a safra, como as fortes geadas do último ano. Na exportação, a fatia brasileira também é de 32% - “ou seja: cerca de 1/3 de todo café consumido no mundo vem de lavouras brasileiras”, como resume a analista de Agronegócios do Sistema FAEMG, Ana Carolina Gomes.

Leia mais: http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/cafe-potencia-que-move-prosas-e-transformacao 

 

DIA NACIONAL DO CAFÉ

Minas Gerais sempre figurou na rota dos cafés especiais, levando mundo afora sabores que impressionam pela autenticidade de cada xícara. O Norte do estado também vem ganhando espaço nessa cadeia produtiva, com a expansão de várias lavouras nos últimos anos, principalmente no alto da Serra do Cabral, entre os municípios de Francisco Dumont, Várzea da Palma, Buenópolis e Joaquim Felício, e ao longo de cidades banhadas pelo Rio São Francisco, como é o caso de Buritizeiro e Pirapora.

O Sistema FAEMG está atento ao avanço da atividade na região e oferece cursos voltados para a cafeicultura, visando a profissionalizar o produtor rural.

Saiba mais: http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/norte-de-mg-na-rota-dos-cafes-especiais


 

REUNIÃO DO GRUPO DOS 11

A Presidência do Sistema FAEMG realizou, na manhã desta terça-feira (25), uma reunião do chamado Grupo dos 11, que reúne representantes de entidades patronais ligadas a vários setores produtivos do estado. A conversa foi conduzida pelo presidente do Sistema FAEMG, Antônio de Salvo.

Leia mais: http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/grupo-dos-11-se-reune-na-sede-do-sistema-faemg

 

NOVOS MOBILIZADORES NA SEDE

Uma nova turma de candidatos a mobilizador está na sede do Sistema FAEMG, em Belo Horizonte, se preparando para assumir esses cargos em seus municípios. A capacitação começou virtualmente na última sexta-feira, 20 de maio, e segue presencialmente ao longo de toda essa semana. Todo o encontro é organizado e conduzido pela Gerência Pedagógica, sob supervisão da gerente Cristiane Trigueiro.

Leia mais: http://www.sistemafaemg.org.br/sindicatos/noticias/capacitacao-prepara-nova-leva-de-mobilizadores

 

NA IMPRENSA

A analista de Agronegócios do Sistema FAEMG, Ana Carolina Alves Gomes, falou à rádio Itatiaia sobe o momento de apreensão que viveram os produtores de café do estado, com a perspectiva de geada nas lavouras. Passado o susto, hoje é comemorado o Dia Nacional do Café, um dos principais produtos da pauta da exportação mineira.

http://c.ideiafixa.com.br/sistemafaemg/site/ideia/noticia.asp?cd_noticia=122561911

 

O CEO da NovoAgro (Corporate venture builder fundada pela parceria entre o Sistema FAEMG com o Grupo FCJ), Leonardo Dias, fala sobre a plataforma que está sendo apresentada aos produtores de Minas Gerais para contribuir para a maior profissionalização do setor e para a melhoria dos negócios.

http://c.ideiafixa.com.br/sistemafaemg/site/ideia/noticia.asp?cd_noticia=122556221

 

O portal Notícias Agrícolas publicou o material do Sistema FAEMG que fala sobre a importância da atividade cafeeira no estado.

http://c.ideiafixa.com.br/sistemafaemg/site/ideia/noticia.asp?cd_noticia=122514161