Compartilhe


Sistema FAEMG Notícias - 7 de julho

INFORMATIVO
ESCRITO POR ASCOM
07/07/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

DIA DO PRODUTOR RURAL MINEIRO

Neste 7 de julho se comemora o Dia do Produtor Rural Mineiro. Para celebrar, o Sistema FAEMG lançou uma campanha de homenagem aos homens e mulheres do campo. A partir de hoje, o vídeo será exibido nas redes sociais, na TV aberta, canais especializados no agro, além de rádios no interior do estado.

Assista abaixo:

O vídeo pode ser compartilhado nas redes sociais do seu Sindicato. Faça o download aqui.

____________________________

71 ANOS DA FAEMG
Com uma atuação forte em prol da representatividade dos interesses da agropecuária mineira, a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (FAEMG) comemora, em 7 de julho, 71 anos de trajetória. Marcada por inúmeras conquistas que conferiram ao setor uma importância cada vez mais estratégica - afinal o agronegócio é responsável por do 22% do PIB estadual e 27% do PIB nacional – a FAEMG inaugura uma nova etapa, com projetos voltados a aproximação com o produtor rural e ao protagonismo político para defesa dos pleitos da cadeia produtiva junto aos órgãos governamentais. 

“Como um dos principais resultados dessa gestão, destaco a vinda de 300 presidentes de Sindicatos dos Produtores Rurais ao Sistema FAEMG, por meio do projeto Redescobrir. Durante cinco encontros presenciais, em nossa sede em Belo Horizonte, tivemos a chance de apresentar a casa e os serviços oferecidos aos produtores rurais de todo o estado, promover compartilhamento de informações e integração, abordando os desafios e oportunidades de cada região, sempre com foco no fortalecimento do setor produtivo”, ressalta o presidente, Antônio de Salvo.

Continue lendo aqui: http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/faemg-comemora-71-anos 

____________________________
MEDALHA DO MÉRITO RURAL EMOCIONA NA EXPOBOM
A 50ª Feira Agropecuária e Industrial de Bom Despacho – ExpoBom reservou a noite de quarta-feira (6) para premiar produtores e personalidades que contribuíram para fortalecer o agro mineiro com a Medalha do Mérito Rural. Um dos homenageados com a placa, entregue pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Despacho a 22 pessoas, foi o assessor especial da diretoria do Sistema FAEMG, Antônio Álvares, o Toninho de Pompéu.

Leia mais: http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/medalha-do-merito-rural-emociona-na-expobom 

____________________________
GOVERNADOR ROMEU ZEMA NA EXPOBOM
O Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Despacho promoveu na manhã desta quinta-feira (7) a abertura oficial da 50ª Feira Agropecuária e Industrial de Bom Despacho - ExpoBom. O governador Romeu Zema participou da mesa solene junto do presidente do Sistema FAEMG, Antônio de Salvo. Zema recebeu um título de associado vitalício do Sindicato das mãos do presidente da entidade, Patrick Brauner.

Em seu discurso, Brauner também homenageou os 71 anos da FAEMG e o Dia do Produtor Rural Mineiro, comemorados hoje.



____________________________

FRUTICULTURA EM MINAS

O Sistema FAEMG lançou, nesta quinta-feira (07), o primeiro episódio da série especial sobre a fruticultura em Minas. Neste capítulo, abordamos o setor em números e como o nosso estado se destaca na produção.

Assista e compartilhe:

____________________________
CONSELHO CONSULTIVO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO INTENDENTE
Foi publicado o edital que estabelece regras para a eleição de representantes de órgãos públicos e representantes da sociedade civil organizada, visando compor o Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra do Intendente. O Conselho é um fórum de discussão, negociação e gestão da unidade de conservação e sua área de influência, para tratar de questões ambientais, sociais, econômicas, culturais e políticas da região de abrangência. A representação e participação do setor produtivo rural é de fundamental importância para a defesa dos interesses dos produtores locais evitando possíveis conflitos vinculados a demandas do Parque e áreas de seu entorno.

Poderão se inscrever para participar do processo seletivo representantes de órgãos públicos e da sociedade civil organizada (sindicatos e produtores rurais). O Parque Estadual Serra do Intendente está localizado na Serra do Espinhaço e seus limites estão no município de Conceição do Mato Dentro. Precisamos do apoio dos Sindicatos Rurais da região de Conceição do Mato Dentro, Serro, Morro do Pilar entre outros. Os documentos para a inscrição devem ser encaminhados ao email: parque.intendente@meioambiente.mg.gov.br ou entregues no Escritório do Parque Estadual Serra do Intendente, localizado na Rua Raul Soares, s/n°, Centro/ Conceição do Mato Dentro até o dia 03/08/2022.


Imagem: Rafael dos Reis Pereira/Wimedia CC

____________________________

PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PLANO DE MANEJO DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DO GANDARELA

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade ICMBIO convoca os moradores de Honório Bicalho, município de Nova Lima, para reunião que discutirá a elaboração do Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra do Gandarela.

O PARNA Gandarela abrange áreas dos municípios de Noiva Lima, Raposos, Caeté, Santa Bárbara, Mariana, Ouro Preto, Itabirito e Rio Acima, foi criado por Decreto Federal em 13 do outubro de 2014 e desde então vem seguindo os trâmites para sua implantação integral. O Sistema FAEMG é uma das instituições com assento no Conselho Consultivo do Parque Nacional da Serra do Gandarela e está participando das discussões em curso no âmbito do Conselho.

A reunião será realizada dia 14/07/2022 às 18:30 horas no Salão Paroquial de São José Operário, localizado na Praça Maria Alves de Leocácia, nº 268. Essa é uma de algumas reuniões que serão realizadas com as comunidades do entorno para informações sobre a proposta de do Plano de Manejo e definição da Zona de Amortecimento.

Para mais informações quanto ao evento do PARNA Gandarela envie e-mail para parna.gandarela@icmbio.gov.br


Imagem: Robsondig/Wikimedia