Compartilhe

Sistema FAEMG participa da Feira de Agronegócios em Frutal

EVENTO
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
04/07/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

A 4ª Feira de Agronegócios da Expo Frutal contou com a participação do Sistema FAEMG. O evento, promovido pelo Sindicato Rural e instituições parceiras, ocorreu entre os dias 27 e 29 de junho. A programação incluiu o Torneio Leiteiro, Circuito de Palestras, oportunidades de negócios com a comercialização de novilhas e touros, e a feira “Sabores e Artes da Nossa Terra”, com exposição dos trabalhos de produtores rurais e artesãos.

Caio Oliveira durante o Circuito de Palestras da Feira de Agronegócios – Fotos: Farol Assessoria e Marketing

O gerente regional do Sistema FAEMG em Uberaba, Caio Oliveira, integrou o time de especialistas do Circuito de Palestras, com o tema “A importância da gestão e da sucessão familiar no agronegócio”, na noite de terça-feira (28). “Nossa participação contribuiu com o evento, mostrando ao produtor como planejar, estruturar e organizar uma sucessão familiar na atividade agropecuária, para que seja implementada de forma descomplicada e duradoura. O público foi muito participativo, aproveitando para esclarecer dúvidas sobre o tema”, explicou Oliveira.

Durante a palestra, ele apresentou as ações do Sistema FAEMG que oferecem suporte ao processo de sucessão no campo, como os cursos de qualificação profissional e os programas de assistência técnica e gerencial, dando como exemplo os grupos do ATeG nas cadeias de pecuária de leite e fruticultura (abacaxi) que são desenvolvidos em Frutal. “A sucessão familiar é uma área de grande interesse do produtor, pois irá impactar no futuro de sua propriedade. É importante apresentar que esse tema precisa ser discutido de forma aberta com os familiares e a preparação é fundamental para o bom resultado deste processo”, finalizou o gerente regional.  

Equipes do Sistema FAEMG e do Sebrae na Feira de Agronegócios em Frutal - Foto: Farol Assessoria e Marketing

O Circuito de Palestras também contou com as participações do professor da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Edmundo Benedeti, com o tema “Importância da produtividade na pecuária leiteira”, do tecnólogo em alimentos Matheus Felipe de Oliveira Silva, sobre “Vinhos do sul de Minas: potencial para Indicação Geográfica”, além de outros especialistas que abordaram assuntos como a perspectiva do mercado lácteo, a tecnologia de produção de bebida fermentada de abacaxi, crédito agrícola e melhoramento genético.

A quarta edição da Feira de Agronegócios foi realizada no Parque de Exposições “Os Idealistas” e contou com as parcerias do Sistema FAEMG, Emater – MG, Sebrae Minas, Invest Agronegócio e Cofrul, e apoio da Secretaria Municipal do Produtor Rural e da UEMG Frutal.