O planejamento de ações para o segundo semestre do Escritório Regional do Sistema FAEMG em Uberaba foi apresentado durante a reunião bimestral com os vice-presidentes e o encontro mensal com os presidentes de Sindicatos e mobilizadores, promovidos na última semana de junho. A abertura de mais 18 grupos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na região, expandindo o trabalho para 40 dos 44 municípios atendidos pela regional, foi anunciada pelo gerente regional Caio Oliveira. Com os novos grupos, o programa ampliará o atendimento para nove cadeias no Triângulo Mineiro, sendo pecuária de leite e de corte, agroindústria (derivados lácteos e cachaça), cafeicultura, fruticultura, olericultura e apicultura.
Os vice-presidentes Weber Bernardes, Thiago Silveira, Márcio Guapo e Geraldo Cézar Barcelos Júnior acompanharam o detalhamento de atividades do Escritório Regional no primeiro semestre, que inclui a realização de 1.001 cursos ofertados em 44 municípios, totalizando mais de 25.500 horas de aulas ministradas. “Tivemos a preocupação de manter a qualidade na mobilização, nos processos internos e na execução dos cursos. Agora, a meta é ampliar a oferta de treinamentos dentro dos grupos de ATeG”, revelou Oliveira.
Novidades na mobilização
As mudanças no formato de atuação dos mobilizadores, que passarão a ser Agentes de Desenvolvimento Rural, também foram discutidas nas reuniões. “Este profissional terá uma mudança no seu perfil de atuação, com um trabalho mais dinâmico e conectado à várias demandas, buscando o desenvolvimento do setor rural no município”, afirmou.
O gerente regional antecipou as datas do programa de atualização dos mobilizadores na região, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de agosto em Uberaba, e que será precedido de um encontro dos presidentes dos Sindicatos, no dia 23. O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Florido e vice-presidente da FAEMG, Márcio Guapo, afirmou que a mudança no perfil de atuação vai contribuir para que esses profissionais fiquem mais capacitados.
Os projetos SENAR/FAEMG + e Redescobrir também foram temas das reuniões. Na oportunidade ainda foram apresentadas as datas de dez Dias de Campo que serão promovidos pelo FIP Paisagens Rurais na região. “Os encontros mensais nos ajudam a manter um bom relacionamento com a nossa regional e colegas mobilizadores. Neste momento de mudanças no Sistema FAEMG e nos Sindicatos, este contato se torna mais importante para todos ficarem por dentro de todas as atualizações e se prepararem”, disse a mobilizadora do Sindicato Rural de Santa Juliana, Alaine Alves Carneiro.