Conheça o INAES

O INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo) é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento, pesquisa e inovação de sistemas produtivos. Atua em parceria com instituições públicas e privadas para fomentar a evolução das cadeias do agronegócio.

Projetos Estudos e Publicações
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Transparência
Compartilhe


Avaliação técnica ajuda a agregar valor aos queijos

4ª AVALIAÇÃO TÉCNICA ATEG AGROINDÚSTRIA
ESCRITO POR NATHÁLIA FERREIRA DE BELO HORIZONTE
03/06/2026 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

A produção de queijos artesanais em Minas Gerais ganhou o reforço da tecnologia e de uma metodologia inovadora para impulsionar a excelência no campo. Realizada nesta quarta-feira, (03/06) no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte, a 4ª Avaliação Técnica de Queijos de produtores assistidos pelo ATeG Agroindústria reuniu 289 queijos avaliados e 180 produtores inscritos de 82 municípios.

A avaliação não se caracteriza como um concurso, mas como uma poderosa ferramenta de diagnóstico, além de ser uma oportunidade para oferecer uma avaliação criteriosa baseada em dados precisos. Mais do que um diagnóstico sensorial, a iniciativa utiliza as ferramentas digitais como grandes aliadas do produtor, com o objetivo central de ajudá-lo a compreender o próprio produto, aprimorar a qualidade e agregar valor comercial ao queijo.

A analista técnica e organizadora do evento, Paula Lobato, destaca que o avanço das mesas de julgamento reflete diretamente o impacto do trabalho realizado no campo. "Estamos finalizando a quarta edição e as expectativas foram superadas da melhor forma possível. Ficamos realmente impressionados com a evolução da qualidade dos queijos desde a nossa primeira avaliação até aqui. A maioria das notas foi extremamente positiva, sendo que aproximadamente 20 queijos já atingiram a pontuação máxima de 100 pontos. Esse resultado é muito significativo, pois comprova que a assistência técnica e gerencial realmente transforma a qualidade e o patamar do que estamos produzindo atualmente em Minas Gerais", comemora.

Além da eficiência na mesa de julgamento, a tecnologia permite capturar o perfil humano e geográfico da produção mineira. Durante a inscrição, os produtores responderam a um questionário sobre suas histórias, revelando que o campo atrai desde famílias que mantêm a tradição secular de avós e bisavós até profissionais que deixaram a vida agitada das cidades e enxergaram na queijaria uma terapia.

A evolução metodológica e tecnológica 
A transformação digital do processo ganhou força nas duas últimas edições com a consolidação de uma metodologia própria e o desenvolvimento de soluções tecnológicas customizadas. A 
consultora técnica Renata De Paoli, responsável pela criação do método de avaliação, relembra o início do projeto e sua rápida evolução.

"O aplicativo foi estruturado para fazer uma varredura sensorial completa e minuciosa. Os avaliadores seguem critérios rigorosos divididos por abas: na primeira, analisam os atributos externos, que incluem a casca, a consistência e toda a parte visual. Depois, o sistema abre uma série de exigências para avaliar os atributos internos. Desenvolvemos essa metodologia própria unindo referências de grandes concursos com a parceria internacional que temos com a ONAF, da Itália. O objetivo de mapear tantos critérios não é competir, mas dar um diagnóstico preciso para que o produtor entenda e aprimore seu queijo", explica.

Blindagem de dados, segurança e mapeamento regional
A inteligência por trás do sistema que transformou planilhas manuais em um banco de dados estratégico. Mateus Magalhães, diretor da empresa responsável pela plataforma, Safe Trace, ressalta que o objetivo principal da tecnologia é centralizar a operação, garantir a idoneidade do processo e gerar estatísticas ricas para o setor.

"A ideia era centralizar tudo em uma plataforma só, eliminando o papel, o Excel e as trocas de e-mail. Nós já vínhamos de uma experiência com concursos de café e adaptamos a base. A plataforma é dividida em inscrição, auditoria e codificação. Como os provadores não podem ter dados externos para não serem influenciados, nós fazemos tudo às escuras. No aplicativo de prova, os jurados respondem aos critérios olfativos e degustativos desenvolvidos pela Renata, e o sistema compila tudo em uma nota média ponderada automaticamente", detalha Mateus.

Próximos passos e critérios de participação
O resultado da avaliação será entregue aos participantes a partir de 10 de julho de 2026. Além de reconhecer o empenho dos produtores assistidos pelo ATeG Agroindústria do SENAR-AR/MG, todas as queijarias aptas receberão um certificado com a menção com a nota obtida e o laudo analítico individual, documento que se torna o novo cartão de visitas comercial do produtor frente a empórios, restaurantes e consumidores finais.