Conheça o INAES

O INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo) é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento, pesquisa e inovação de sistemas produtivos. Atua em parceria com instituições públicas e privadas para fomentar a evolução das cadeias do agronegócio.

Projetos Estudos e Publicações
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe


Material orienta sobre uso eficiente da energia elétrica

CARTILHA
ESCRITO POR FERNANDA TEIXEIRA
28/11/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

O Conselho de Consumidores da Cemig, do qual o Sistema Faemg Senar faz parte como representante dos usuários rurais de energia elétrica, publicou uma cartilha para esclarecer os questionamentos mais frequentes entre os clientes. O material traz informações para que os consumidores de energia elétrica saibam seus direitos e deveres, como utilizar o serviço de maneira eficiente e segura, bem como os canais de comunicação com a distribuidora.

Como representante da classe rural dentro do conselho, o vice-presidente de Secretaria do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes, explica que a energia elétrica é insumo importante para os produtores no desenvolvimento das atividades produtivas e melhoria da qualidade de vida da população. “Por isso, é muito importante que eles tenham conhecimento sobre uso seguro e sobre como proceder em casos como o da falta de energia e queima de equipamentos”, explica. Ele destaca, ainda, o trabalho estratégico desenvolvido no conselho para defender os interesses dos produtores rurais.

A assessora econômica Aline Veloso acrescenta que, mesmo com assento no Conselho da Cemig, o Sistema Faemg atua junto às outras quatro empresas de distribuição de energia em Minas Gerais, fazendo alinhamentos com representantes rurais em seus conselhos. “Encaminhamos contribuições que trazem resultados efetivos, como é o caso da publicação dessa cartilha, muito importante para levar conhecimento ao nosso público, auxiliar no atendimento e orientação pelos Sindicatos e de modo que possamos exercer mais assertivamente a representação junto à Cemig”, diz.

Clique aqui para consultar a cartilha!