Conheça o INAES

O INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo) é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento, pesquisa e inovação de sistemas produtivos. Atua em parceria com instituições públicas e privadas para fomentar a evolução das cadeias do agronegócio.

Projetos Estudos e Publicações
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe


Nova diretoria da Faemg toma posse em BH

POSSE
ESCRITO POR FERNANDA TEIXEIRA, DE BELO HORIZONTE
05/11/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Cerimônia marca o início do quadriênio 2026–2029 e celebra avanços dos últimos anos

Foi empossada, nesta quarta-feira (5/11), em Belo Horizonte, a nova diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), eleita para o quadriênio 2026–2029. O atual presidente, Antônio de Salvo, foi reconduzido ao cargo.

A nova gestão dá continuidade ao trabalho iniciado em 2021, com a chapa Inova Faemg, agora consolidada sob o nome Nova Faemg, simbolizando a maturidade institucional e a confiança conquistada junto ao setor.

“Concluímos um ciclo com o dever cumprido e a convicção de que estamos no caminho certo. Assumo este novo mandato com entusiasmo e o mesmo compromisso, responsabilidade e paixão pela pecuária e pela agropecuária mineira e brasileira que sempre me guiaram”, destacou De Salvo em seu discurso de posse.

O evento reuniu autoridades, lideranças do agro e representantes dos Sindicatos dos Produtores Rurais de todas as regiões do Estado. O presidente da CNA, João Martins, destacou a importância da união do setor. “Vivemos um momento decisivo para o agro brasileiro. É hora de fortalecer a representatividade, com diálogo e coragem para tomar decisões que assegurem o desenvolvimento e a dignidade de quem produz”.

Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, presidente da CNA, João Martins, presidente Antônio de Salvo, deputado federal Pedro Lupion e o deputado estadual Gustavo Santana

Em participação virtual, o governador Romeu Zema parabenizou a nova diretoria. “Quero agradecer ao Sistema Faemg pela parceria e pelos resultados alcançados. Minas ainda tem muito a conquistar, e, juntos, Governo e Sistema Faemg Senar, vamos continuar levando o nome do agro mineiro para o Brasil e para o mundo”, afirmou.

Votação expressiva

A eleição foi considerada histórica: 331 sindicatos rurais participaram da votação realizada em setembro, representando 95% das entidades aptas. A chapa única Nova Faemg recebeu 98% dos votos válidos. “Isso mostra que o Sistema Faemg Senar está no caminho certo”, avaliou o presidente.

Avanços e conquistas

De Salvo fez um balanço dos avanços do último mandato (2021–2025), marcado pela interiorização das ações, pelo fortalecimento institucional e pelo diálogo com o poder público e o setor produtivo.

Entre as conquistas, destacou a dispensa do licenciamento ambiental para a pecuária extensiva em áreas de até mil hectares e a regulamentação da Política Estadual de Agricultura Irrigada Sustentável, iniciativas que reduziram a burocracia e trouxeram mais segurança jurídica ao produtor. Movimentos emblemáticos, como o Minas Grita pelo Leite, e programas como Faemg Senar em Campo, Agro em Ação e Redescobrir, foram citados como marcos da gestão.

Desenvolvimento

Entre os destaques, De Salvo ressaltou o fortalecimento das Comissões Técnicas e do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), além da reestruturação do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (INAES), que atua com foco em inovação e soluções para o produtor rural.

Ele lembrou também o avanço nas ações de formação profissional rural, promoção social, educação formal e saúde itinerante, esta última realizada em parceria com o Hospital de Amor, que leva prevenção e bem-estar ao homem e à mulher do campo.

Reconhecimento e futuro

Durante a solenidade, o presidente prestou homenagens aos ex-presidentes da Faemg, com destaque para Roberto Simões, e agradeceu aos vice-presidentes executivos Renato Laguardia e Ebinho Bernardes, além do assessor Toninho de Pompéu.

Ao projetar os próximos quatro anos, De Salvo reafirmou o compromisso de elevar o patamar de representatividade política da agropecuária mineira e aprofundar o diálogo com a sociedade.

“Vivemos um novo momento. Temos o desafio de desmitificar o setor e mostrar que o agro é geração de riqueza, sustentabilidade e oportunidade. Minas é hoje o maior exportador do país em vários segmentos, e o agro já supera a mineração em participação nas exportações do Estado.”

Encerrando o discurso, o presidente reforçou o propósito que norteia sua gestão. “Nosso compromisso é com o produtor rural mineiro. Vamos seguir trabalhando com responsabilidade e entusiasmo, para que o Sistema Faemg Senar continue sendo instrumento de desenvolvimento, conhecimento e dignidade para quem vive e produz em Minas Gerais. Viva a agropecuária mineira!”

 

COMPOSIÇÃO DIRETORIA FAEMG

 

PRESIDENTE: Antônio de Salvo

 

VICE-PRESIDENTES:

André Nunes - Carlos Chagas

Arnaldo Bottrel - Varginha

Astério Itabayana - Januária

Constantino Neto - Abaeté - 2º vice-presidente de Finanças

Ebinho Bernardes – 1º vice-presidente secretário

Elder Maia dos Reis - Passos

Ernane Alves Ribeiro - Rubim

José Alfredo Quintão Furtado - Rio Pomba

José Éder - Pitangui

Frank Barroso - Sabinópolis

Olivier Campos - Lima Duarte

Osny Zago - Sacramento

Patrick Brauner - Bom Despacho - 2º vice-presidente secretário

Renata Guimarães Teixeira Borges - Lagoa Grande

Renato Laguardia – 1º vice-presidente de Finanças

Rodolfo Molinari da Costa - São Gotardo

Rodrigo Viana Lorentz - Teófilo Otoni

Thiago Soares Fonseca - Uberlândia

Vinícius José Rios Rodrigues - Uberaba

 

SUPLENTES DA DIRETORIA

José Eustáquio Vilaça de Oliveira - Carmo do Cajuru

Antônio Jerfesson - Jacinto

Cleides Queiroz de Melo Júnior - Patos de Minas

Edberto José Zanon Rezende - Governador Valadares

Alexandre Aguiar Rocha - Montes Claros

Marcos Antônio Salvador de Barros - Santa Rita do Sapucaí

Emeson Ramalho dos Santos - Padre Paraíso

Hemerson Bovi - Monte Carmelo

Luiz Eduardo Pereira de Castro - Três Corações

José Dirino Arruda - Martinho Campos

Júlio Maria Hybner Guimarães - Lajinha

Luiz Eduardo Brant de Carvalho Neto - Prata

Altomirando Viegas - Muriaé

José Eduardo Nunes de Souza - Alterosa

Márcio Eugênio Leite de Castro - Oliveira

Henrique Rezende Pacheco - Boa Esperança

Felipe Alves da Silva - São João de Manhuaçu

Ricardo Rodrigues de Almeida - Unaí

Rodrigo Nogueira Ferreira - Sete Lagoas

Wandir Monteiro Silveira - Arinos

 

CONSELHO FISCAL - TITULARES

Leodito Faria - Urucuia

Domingos Frederico - Juiz de Fora

Marion Gomes - Mar de Espanha

 

CONSELHO FISCAL - SUPLENTES

Carlos Eugênio Lana - Conselheiro Lafaiete

Rosivane de Andrade - Passa Tempo

Antonio Teodoro Dutra - Manhuaçu

 

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS