O 1º Seminário Segurança no Campo foi realizado nesta quarta-feira (16/10), em Belo Horizonte, pelo Sistema Faemg Senar em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O encontro teve como objetivo capacitar os militares que atuam no policiamento rural e fortalecer as ações de segurança e integração com os produtores mineiros.
O evento ocorreu no Auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos da Academia de Polícia Militar e reuniu cerca de 300 policiais, entre comandantes de Companhias, Pelotões e patrulhas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, além de discentes do Curso de Formação de Sargentos. A programação também foi transmitida ao vivo para unidades do interior, ampliando o alcance da capacitação.
“À medida em que o campo mineiro cresce e gera mais riqueza, aumenta também a necessidade de fortalecer a segurança. Essa parceria entre o Sistema Faemg Senar e a Polícia Militar é essencial para proteger quem produz. Com diálogo, informação e organização, garantimos um campo mais seguro e produtivo”, afirmou o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo.
Também participaram do evento o vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia; o superintendente de Relacionamento, Francisco Simões, e o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior.
Durante o seminário, especialistas do Sistema Faemg Senar explicaram sobre as cadeias de produção e as safras do que é produzido em Minas Gerais, apresentando noções sobre datas importantes para cada cultura e destacando itens de alto valor de mercado, como o café, que, por ser muito visado, exige atenção especial dos policiais. Também foram destaque a bovinocultura e a equideocultura, com detalhamento dos processos desde a produção, manejo do rebanho, frigoríficos e distribuição até os mercados nacional e internacional, mostrando o impacto econômico do setor para o estado e o país.
Além disso, a PMMG trouxe casos de sucesso na patrulha comunitária, mostrando exemplos de como ganhar a confiança das comunidades e como essa aproximação transforma o dia a dia do campo, gerando mais segurança e sensação de proteção entre os moradores. “Este seminário reforça o diálogo da Polícia Militar com as comunidades rurais e nosso compromisso em atuar de forma cada vez mais efetiva no campo. Com a patrulha rural e o uso de novas tecnologias, temos registrado redução da criminalidade e fortalecido a sensação de segurança. Esses resultados refletem o empenho dos nossos policiais em proteger quem vive e trabalha no meio rural”, afirmou o coronel PM Carlos Frederico Otoni Garcia, comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais.
Os policiais militares puderam aprofundar seus conhecimentos sobre o transporte de produtos e animais, aprendendo a identificar corretamente os documentos exigidos, como certificados de origem e notas fiscais, assim como reconhecer aqueles que não exigem documentação. Também foram abordadas a importância da identificação de maquinários agrícolas e as orientações sobre o transporte de animais, medidas fundamentais para garantir mais segurança, rastreabilidade e nas operações.
O seminário também proporcionou aos policiais militares a oportunidade de conhecer de perto o perfil dos produtores e as especificidades da produção rural em Minas Gerais, permitindo uma compreensão mais ampla dos desafios, necessidades e prioridades do campo, fortalecendo a atuação da PMMG de forma mais estratégica e próxima da comunidade rural.