As provas e classificações dos participantes do 6º Cupping de Cafés Especiais do ATeG Café+Forte foram finalizadas e, agora, começa a segunda fase. Nesta etapa, serão eleitos os melhores grãos cultivados com o apoio da assistência técnica e gerencial do Sistema Faemg.
Neste ano, o concurso inovou e dividiu a realização das provas em quatro municípios: Boa Esperança, Caratinga, Manhuaçu e Muzambinho. Os provadores analisaram 1.655 amostras de cafés entregues pelos produtores, que já estão recebendo seus laudos pelo aplicativo da Flowins, startup integrante da Novo Agro Ventures.
A coordenadora do Programa ATeG Café+Forte, Nathália Rabelo, informa que a segunda etapa das provas e classificação será em Boa Esperança nos dias 20 e 21 de outubro. “Os produtores classificados devem entregar uma outra amostra, que será provada e classificada novamente. O prazo é até domingo (9/10). Para isso, eles devem procurar seus técnicos de campo”, informou.
Concurso digital
Os premiados do 6º Cupping de Cafés Especiais do ATeG Café+Forte serão conhecidos apenas em 17 de novembro, durante a Semana Internacional do Café (SIC), mas os 60 classificados nesta etapa já foram agraciados com o app Flowins+. Nesta versão, os usuários têm acompanhamento exclusivo com especialistas pós-colheita e comercial o ano todo; atendimento via grupo de WhatsApp; acesso ilimitado ao laboratório de provas para conhecimento da qualidade de toda a sua produção; conexão comercial, sem corretagem, com as principais tradings presentes no Brasil; conexão comerciais para cafés acima de 80 pontos SCA direto com cafeterias e torrefações brasileiras, bem como com importadores e cafeterias estrangeiras.
Para o gerente Executivo Técnico do Sistema Faemg, Bruno Rocha de Melo, o uso do aplicativo tornou o trânsito de informações e de laudos mais dinâmico, agilizando os resultados para o produtor. “As novidades deram mais qualidade ao Cupping, entregando um serviço com mais profissionalismo e integrado com os Sindicatos Rurais”, acrescentou.