
A diretoria do Sistema Faemg Senar marcou presença na solenidade de posse da Diretoria Executiva da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), nesta sexta-feira (6/2), reforçando uma parceria de sucesso entre as instituições que atuam no fortalecimento da equideocultura brasileira.
O presidente do Sistema, Antônio de Salvo, ressaltou: “essa parceria já é um grande sucesso e temos plena confiança de que seguirá ainda mais forte com a nova diretoria, assim como foi na gestão da Dra. Cristiana, gerando resultados concretos para a equideocultura e para os produtores.”
Eleita em novembro de 2025, em processo histórico com votação eletrônica, a nova diretoria assume com diretrizes voltadas à modernização da associação, fortalecimento dos eventos oficiais, ampliação do uso de tecnologia e valorização dos criadores. Dario Colares, novo presidente, contou com o apoio da ex-presidente, Cristiana Gutierrez, e da Sociedade Rural de Montes Claros.
“Assumo a presidência com o compromisso de valorizar o pequeno e o médio criador, aproximar ainda mais a Associação dos associados por meio do conhecimento e preparar o Mangalarga Marchador para o futuro, com inovação, tecnologia e expansão de mercados. Nosso objetivo é claro: fortalecer a raça, honrar sua história e garantir que cada vez mais pessoas tenham acesso ao melhor cavalo de sela do mundo”, afirmou o novo presidente.

Tomaram posse na Diretoria Executiva da ABCCMM o presidente Dario Colares de Araújo Moreira; o vice-presidente Gustavo Tavares de Barros Monteiro; o diretor financeiro Flavio Gutierrez Souza Carmo; o diretor administrativo Carlos Augusto Karam; o diretor de eventos Sergio Gutfreund; o diretor de comunicação e marketing Fred Muniz Barreto Andrade; o diretor social Claudio Sobral de Caiado Castro Junior; e a diretora de esportes e provas funcionais Maria Janete Campos.
A presença do Sistema Faemg Senar simboliza a continuidade do trabalho conjunto já desenvolvido em capacitações profissionais, gestão de haras e qualificação de mão de obra especializada.
Cavalgada temática
Como parte das comemorações da posse da Diretoria Executiva da ABCCMM (Gestão 2026–2029), no sábado (7/2) Cruzília também recebeu a Cavalgada Temática Unidos pelo Marchador, reunindo criadores, associados e admiradores da raça em um percurso marcado pela tradição e pela integração entre gerações. A iniciativa proporcionou uma experiência que vai além do esporte, celebrando a cultura regional, o sentimento de pertencimento e o valor histórico do Mangalarga Marchador, símbolo do território e da identidade rural mineira.

Ao final da cavalgada, os participantes foram recepcionados pelo Empório Senar Minas, que levou ao público produtos de produtores premiados do estado. A ação proporcionou momentos de degustação e valorização da produção rural, aproximando criadores, cavaleiros e visitantes da qualidade e da diversidade dos itens mineiros, reforçando na prática a conexão entre a equideocultura, o turismo rural e a promoção dos produtos do campo.

União que impulsiona a equideocultura nacional
A parceria entre o Sistema Faemg Senar, a ABCCMM e os Sindicatos dos Produtores Rurais consolida-se como uma das mais estratégicas para o fortalecimento da equideocultura no país, com foco na formação por competências e na profissionalização da cadeia produtiva do cavalo Mangalarga Marchador.
O trabalho conjunto responde a um gargalo histórico de falta de mão de obra qualificada, eleva os padrões de qualidade e produtividade do setor e gera oportunidades concretas no mercado de trabalho rural.
“Agradeço ao Sistema Faemg Senar e, em especial, ao presidente Antônio de Salvo, pela parceria constante em todos os eventos e ações que promovemos juntos. Esse trabalho conjunto segue sendo fundamental para qualificar pessoas, impulsionar o crescimento do setor e valorizar cada vez mais a equideocultura brasileira” celebra a ex-presidente Dra Cristiana Gutierrez.
A iniciativa está presente em diversos municípios mineiros, e o itinerário formativo abrange desde noções básicas, até conteúdos avançados, como inteligência emocional, doma, manejo, bem-estar animal, tratador e gestão de haras, além de temas técnicos ligados à sanidade, instalações, controle ambiental e produção de forragens.
Além das capacitações, a parceria também prevê ações voltadas ao turismo rural, como cavalgadas temáticas, ensino a distância e programas especiais, reafirmando o compromisso das entidades com o desenvolvimento sustentável, a inovação e a valorização da equideocultura brasileira.