Compartilhe


Atendido pelo ATeG leva 1° lugar em prêmio regional

QUEIJO CANASTRA
ESCRITO POR MARCOS EMMANUEL MAIA, DE PASSOS
22/08/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Com a conquista, a queijaria Knastra irá participar do Concurso Estadual de Queijos do Estado de Minas Gerais

 

É do pequeno, mas hospitaleiro município de Vargem Bonita que veio o vencedor do IX Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal da Região da Canastra.  O produtor Kleber João Soares, proprietário da Fazenda Prata Diamante e da queijaria Knastra, levou o prêmio principal do evento realizado no dia (4/8), na cidade de Delfinópolis. O concurso contou com queijarias das cidades da região da Serra da Canastra, entre elas São Roque de Minas, Medeiros, Delfinópolis, Piumhi, Bambuí e Tapiraí.

Para o produtor rural, o atendimento do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Cadeia Agroindústria foi fundamental para a melhoria de sua queijaria e para a qualidade do seu produto. “A questão sanitária foi muito aperfeiçoada, além dos cuidados com o gado, vacinação e registro de inspeção. Tudo melhorou com o ATeG, e fez com que minha produção mudasse da água para o vinho”, afirmou Kleber.

A vitória de Kleber é mais do que uma conquista pessoal, é uma afirmação do compromisso dos produtores locais com a tradição e a excelência queijeira da região da Canastra. Uma vitória que extrapola as fronteiras da Fazenda Prata Diamante, já que, com a conquista, Kleber irá participar do Concurso Estadual de Queijos do Estado de Minas Gerais.

 

Queijo premiado do produtor Kleber João Soares 

 

ATeG Agroindústria

Kléber é um dos produtores que tem sido atendido pelo programa ATeG Agroindústria desde agosto de 2021. Atualmente, sua produção leiteira gira em torno de 150 litros diários, resultando entre 12 e 15 peças de queijo fabricadas por dia. Juntamente com sua esposa, Vitória, Kleber nutria o desejo de modernizar uma antiga queijaria com instalações precárias. Esse desejo se tornou uma realidade graças ao programa oferecido pelo Sistema Faemg Senar.

Sob a orientação de Julio César Moreira, técnico de campo, e Drielly Marcondes, especialista em adequação sanitária, foi traçado um novo layout para a queijaria, o que garantiu que sua construção estivesse em conformidade com as diretrizes do órgão de inspeção municipal. Um nome para o queijo também foi escolhido, com o intuito de conferir identidade ao produto e, consequentemente, reconhecimento à queijaria.

Nova queijaria de Kléber, um dos atendidos pelo ATeG

 

 

A nova realidade da queijaria

Hoje a produção da queijaria Knastra está em total conformidade com as normas sanitárias. Com uma área de 38m², o espaço foi projetado para processar até 210 litros de leite diariamente, e produzir até 21 peças de queijo. A sala de maturação foi dimensionada para abrigar até 294 queijos.

Com a construção concluída, Kléber conseguiu o selo provisório de inspeção municipal. O próximo passo envolve o cumprimento dos requisitos estipulados pelo Serviço de Inspeção para a obtenção definitiva do S.I.M.

 

O S.I.M certifica por meio de seu selo aqueles produtos que foram elaborados com a devida qualidade higiênico sanitária e ao mesmo tempo incentiva que os produtores saiam da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural.