
O conhecimento técnico é um dos principais aliados para o fortalecimento da apicultura, e foi com esse propósito que o Sistema Faemg Senar realizou, em Paracatu, o curso “Alimentação Suplementar e Manejo de Entressafra para Apicultura”, com carga horária de 24 horas. A capacitação teve como objetivo preparar os produtores para garantir a saúde e produtividade das colmeias durante o período de menor oferta de alimento natural.
O curso foi criado a partir da demanda identificada dentro do ATeG Apicultura. Durante as primeiras visitas às propriedades, observaram-se dificuldades dos produtores em alimentar corretamente as abelhas, e após um dia de campo sobre o tema, o interesse dos apicultores motivou a criação desta turma piloto.
Participando do evento, Romero ressaltou a importância dessa capacitação como um complemento ao que é trabalhado dentro do ATeG de Apicultura. “Ficou muito claro que a alimentação é um dos principais pilares da apicultura e é determinante para garantir colmeias mais fortes e produtivas. O curso reforçou o trabalho que já é desenvolvido pelo ATeG e apresentou dados concretos sobre os impactos positivos dessas práticas e como podemos ter resultados mais expressivos com elas.”
Durante o curso, os alunos aprenderam sobre biologia e organização das abelhas, composição e valor nutricional do pólen e do néctar, tipos de alimentação suplementar, condições adequadas para alimentação de enxames, manejo seguro, temperatura ideal da colmeia, além de noções de gerenciamento da atividade apícola.

Para a apicultora Rosilene, o curso veio complementar o conhecimento que faltava dentro da área da apicultura. “Aprendemos a hora certa, a quantidade e o tipo ideal de alimento para as abelhas. Tanto a aula teórica quanto a prática me agregaram muito conhecimento. Tenho muito a agradecer ao Senar pelos cursos oferecidos”, destacou.
O instrutor Luan Dourado ressaltou a importância da formação para a sustentabilidade da atividade. “A alimentação correta é essencial para manter a vitalidade das colmeias durante a entressafra. O curso foi uma oportunidade de orientar os produtores sobre técnicas que fazem toda a diferença na produtividade e na qualidade do mel produzido”, explicou.
Com resultados positivos e grande engajamento dos participantes, o curso reforça o compromisso do Sistema Faemg Senar com a formação técnica e o fortalecimento da apicultura na região Noroeste de Minas.