O Núcleo Mangalarga Marchador do Alto São Francisco, sediado em Bambuí, promove, entre os dias 3 e 6 de setembro, a I Exposição Especializada de Bambuí – Mangalarga Marchador. O evento tem como objetivo reunir criadores da raça, incentivar a troca de experiências e fortalecer a cadeia produtiva da equideocultura na região do Alto São Francisco, com o apoio do Sistema Faemg Senar e da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM).
A abertura contou com a presença de Cristiana Gutiérrez, presidente da ABCCMM e da Comissão Nacional de Equideocultura da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), e de Rogger Coelho, gerente regional do Sistema Faemg Senar. Também participaram autoridades locais, entre elas o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Bambuí, Fernando Júnior, o prefeito municipal, Firmino Júnior, e representantes do IFMG – Campus Bambuí (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais).
“Em Bambuí tivemos a alegria de encontrar os alunos do Curso de Formação por Competência, da ABCCMM em parceria com o Sistema Faemg Senar. Essa é uma realização pessoal e da nossa gestão, formar profissionais atendendo às necessidades dos nossos associados. Um projeto de longo prazo que vimos se consolidar e que vem se expandindo por todo o país”, destacou Cristiana.
O Sistema Faemg Senar, representado por Rogger Coelho, reforçou o apoio técnico e institucional à exposição. “Apoiamos iniciativas que fortalecem a cadeia produtiva e oferecem conhecimento e oportunidades para os produtores rurais. A equideocultura é uma atividade importante para o desenvolvimento rural e social da região”, destacou.
Parcerias e apoios
O evento é oficial da ABCCMM e tem organização local do Núcleo Mangalarga Marchador do Alto São Francisco, sob a coordenação de Diego Arlei Luis, presidente do núcleo. Conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Bambuí, do Sindicato dos Produtores Rurais de Bambuí, do deputado Betinho Pinto Coelho, do Sicoob Credibam, da Usina Bambuí Bioenergia e do IFMG – Campus Bambuí. As atividades acontecem no Parque de Exposições de Bambuí.
Formação por Competências
Além da exposição, a parceria entre o Sistema Faemg Senar, o Núcleo Mangalarga Marchador do Alto São Francisco, a ABCCMM e o IFMG – Campus Bambuí desenvolve o Programa de Qualificação – Formação por Competências (FPC), voltado para trabalhadores e produtores rurais, com módulos de capacitação técnica e gestão de equídeos. Lançado oficialmente em 2023, o programa já formou turmas em Sete Lagoas, Bambuí e Juiz de Fora, capacitando profissionais para atuar com excelência e segurança no manejo de equinos.