Compartilhe

Centro de Treinamento Profissionalizante em Itapagipe e Tapira

INICIATIVA PIONEIRA
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
30/07/2021 . SISTEMA FAEMG, SENAR

Dois Centros de Treinamento Profissionalizante (CTP – Agro) serão inaugurados nos municípios de Itapagipe e Tapira até setembro. As parcerias para a implantação dos espaços serão firmadas entre o escritório regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Uberaba e as prefeituras, juntamente com os Sindicatos de Produtores Rurais. “Os municípios estão disponibilizando a infraestrutura necessária, de salas e equipamentos, e o SENAR Minas vai entrar nesta parceria com os cursos de Formação Profissional Rural e EAD”, explicou o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Caio Oliveira.

Prefeita de Tapira, Maura Pontes, em reunião no escritório regional no final de maio

Segundo ele, será estabelecido um calendário para a execução dos cursos, que serão oferecidos de acordo com a demanda dos municípios. Os interessados poderão entrar em contato com os Sindicatos dos Produtores Rurais e o escritório regional para outras informações. “É uma iniciativa pioneira em Minas Gerais e vamos trabalhar para suprir a necessidade de mão de obra qualificada desses municípios, além de complementar a formação profissional de jovens com cursos práticos”, enfatizou. 

Em Tapira, o espaço já está pronto para a inauguração e vai funcionar junto à estrutura do SINE e da Sala do Empreendedor. “Hoje, temos uma expansão agrícola grande, com uma diversidade de plantações, mas temos uma defasagem de mão de obra nesta área. Nosso principal foco para o Centro é o agronegócio. Depois, queremos ampliar para outras áreas, como gestão e atendimento. Ficamos muito felizes com esta parceria com o SENAR, que só vai acrescentar ao nosso município”, afirmou a prefeita, Maura Pontes.

O CTP de Itapagipe também está com a estrutura preparada com sala ampla com computadores e ar condicionado. “Desde que assumimos, nosso objetivo é trabalhar o empreendedorismo na cidade e no campo. Então, estamos envolvendo o SENAR e queremos promover muitos cursos profissionalizantes para ajudar na geração de emprego e renda. Queremos incentivar que as pessoas fiquem nas fazendas, evitando o êxodo rural”, destacou o prefeito, Ricardo Garcia.