Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Curso de Pulverização com Drone já chega com alta demanda

INICIATIVA PIONEIRA
ESCRITO POR JANAINA ROCHIDO, DE BELO HORIZONTE
04/03/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

“Este é um dia para o Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Florido se orgulhar!” – foi assim que o presidente da entidade e vice-presidente da Faemg, Márcio Guapo, comentou sobre a realização do piloto do mais novo curso do Sistema Faemg Senar: Operador de aeronaves não tripuladas – Drone (asa rotativa) – Pulverização de defensivos agrícolas. A iniciativa, pioneira, era muito esperada e foi muito celebrada devido à grande demanda pela atividade, que promete poupar tempo e dinheiro para o produtor rural. “Empresários, produtores pequenos e grandes, todo mundo gostou bastante, foi um sucesso”, acrescentou Guapo.

A partir da esquerda: o instrutor José Renato Araújo, o presidente do Sindicato de Campo Florido, Márcio Guapo; e o analista do Sistema Faemg Senar, Alexandre Matos

A turma piloto teve aulas na Fazenda Boa Esperança, em Campo Florido, e contou com sete pessoas, entre homens e mulheres. Na programação, informações sobre defensivos agrícolas e legislação, fundamentos sobre drones de asa rotativa e componentes dos drones de pulverização, planejamento da operação, instalação dos aplicativos, realização da pulverização e, por fim, limpeza e manutenção básica do equipamento.

Maykon Douglas Alves Silva já trabalhava com pulverização com drones, mas ressaltou que o curso agregou muito à sua prestação de serviço. “O instrutor é ótimo e passou muito conhecimento para a turma. Muitas informações eu não sabia e agora vou poder prestar um serviço ainda melhor”, avaliou. Para Damiana Trindade dos Santos, a experiência foi muito produtiva, com aprendizados diários. “Se eu tivesse a oportunidade de fazer novamente, eu faria. O que eu aprendi no curso vai inclusive servir para eu passar para outros colegas”, contou.

Para o instrutor José Renato Araújo, a popularização dos drones e o aumento das vendas do equipamento para mapeamento e pulverização revelaram uma carência de treinamento para a mão de obra. “Com essa tecnologia de ponta e com a expertise do Senar por trás, acreditamos que haverá uma mudança brutal em termos de qualidade da aplicação de defensivos e mais segurança para o aplicador e para o meio ambiente. Ainda temos um ganho em produtividade por hectare, já que o drone não pisoteia a lavoura como o trator”, explicou José Renato.

Tecnologia ao alcance de todos

Segundo o analista de Formação Profissional Rural do Sistema Faemg Senar, Alexandre Matos, os participantes queriam prestar serviço com o equipamento ou eram funcionários de fazendas em Campo Florido, onde a demanda por esse tipo de mão de obra é crescente. “Esperamos formar profissionais conscientes da importância da pilotagem e tecnicamente conhecedores de normas e cuidados com a operação. Esta tecnologia é crescente e uma das mais utilizadas no Brasil e no mundo, de forma que os pilotos necessitam ser muito bem treinados”, opinou.

Turma do curso piloto em Campo Florido

“O Triângulo Mineiro é uma região de produção agropecuária muito diversificada e tecnificada em agricultura de precisão, grãos e pecuária de corte e leite. Por isso mesmo, a demanda pela pulverização com drones vem crescendo muito na região e estamos recebendo muitos pedidos de produtores por cursos”, conta o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Uberaba, Ricardo Tuller, que acredita que as solicitações pelo curso devem ser altas após os ajustes. “Sabemos que muitos produtores estão pulverizando com drone sem ter um profissional devidamente qualificado, e o curso vem para preencher essa lacuna”, opina.

Para o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Jr., o curso tem potencial para ser modelo para todo o país e sinaliza mais um investimento do Sistema Faemg Senar para modernizar o portfólio e tornar o Senar mais tecnológico e virtual. “Estamos com uma expectativa muito positiva de colocar este curso entre as três capacitações mais solicitadas. O interesse neste curso significa ganho de escala, melhoria de renda e de produtividade, porque o produtor ganha tempo e recupera o investimento ao longo do tempo com resultados financeiros”, ponderou Celso.