Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Produtores do ATeG ganham 4º Prêmio Chapada de Minas

VALORIZAÇÃO
ESCRITO POR MARIANA GRAPIUNA, DE ARAÇUAÍ
27/10/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Quatro produtores atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) no Vale do Jequitinhonha foram vencedores do 4º Prêmio Chapada de Minas. No total, 12 atendidos pelo programa chegaram à etapa final. A premiação ocorreu em Capelinha, em 24 de outubro. A premiação foi realizada pelo Sebrae Minas e Instituto do Café da Chapada de Minas (ICCM), com patrocínio do Sistema Faemg Senar.

Esta edição incluiu duas categorias: "Tradições" (propriedades acima de 20 hectares - Natural e Cereja Descascado) e "Origens" (propriedades de até 20 hectares). As amostras foram avaliadas segundo a metodologia da Specialty Coffee Association (SCA). No total, foram 80 amostras de cafés especiais de 22 municípios. 

Parceiro constante das ações do ICCM, o Sistema Faemg Senar tem papel fundamental, principalmente por meio do Programa ATeG. Para o vice-presidente do Sistema Faemg, Ebinho Bernardes, presente na cerimônia da premiação, a iniciativa fortalece o associativismo e promove práticas sustentáveis. “Um passo importante para o desenvolvimento econômico local”, reforçou.

Também participaram do evento o vice-presidente do Sistema Faemg Senar, presidente da Associação dos Sindicatos dos Produtores Rurais dos Vale do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus (Asprovales) e presidente do SPR de Carlos Chagas, André Nunes Costa; e o presidente do SPR de Capelinha, Murilo Horta.

O bom desempenho dos cafeicultores atendidos pelo ATeG é motivo de comemoração para o gerente regional em Araçuaí, Luiz Rodolfo Antunes. Para ele, o gerenciamento muda a forma como o produtor enxerga a sua forma de produzir e tomar decisões. “A propriedade evolui com o produtor mais confiante e preparado para apostar em iniciativas mais ousadas”.

Vencedores

Categoria tradições natural

Cláudio Fujio Nakamura (atendido pelo Programa ATeG); Sequóia; Matilde

Categoria tradições CD

Sequóia; Ricardo Pavie Ribeiro; Sebastião Nilo Alecrim (atendido pelo Programa ATeG)

Categoria Origens

Carlos Bonifácio Santana (atendido pelo Programa ATeG); Gilson Pereira da Silva (atendido pelo Programa ATeG); Fazenda Murteira

O analista regional Cleberty Ferreira; o gerente regional, Luiz Rodolfo Antunes; o vice-presidente secretário do Sistema, Ebinho Bernardes; a presidente do ICCM, Carmen Lydia Junqueira Puliti; o vice-presidente do Sistema, André Costa; e o presidente do SPR de Capelinha, Murilo Horta

Chapada de Minas

A região é delineada pelos rios Doce, Mucuri e Jequitinhonha, e conta com cerca de 5,8 mil produtores de café, que produzem uma média de 400 mil sacas por ano.  Por suas especificidades de solo, altitude e clima, o terroir apresenta características singulares, favoráveis à produção de cafés de alta qualidade.

A região vem se despontando como importante fronteira de produção de café do país, reflexo do cuidado especial e do trabalho dos nossos produtores, fruto de um esforço iniciado há mais de 40 anos.