Compartilhe


Curso destaca gestão e manejo para aprimorar estratégia de irrigação

SEMINÁRIO MINEIRO DE IRRIGAÇÃO
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
13/08/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Com a proposta de aprimorar técnicas de irrigação e uso sustentável e eficiente da água, o Sistema Faemg Senar realizou um curso piloto e inovador em Montes Claros, no Norte de Minas. Nomeado como "Operação de Sistema de Irrigação: Gestão e Manejo", o treinamento reuniu estudantes de cursos das ciências agrárias, profissionais da engenharia e produtores rurais durante os dias 11 e 12 de agosto.

O curso, que integra a programação do 2º Seminário Mineiro de Irrigação, apresentou aos alunos diversas formas de analisar os sistemas de irrigação, sua viabilidade técnica, econômica, ambiental e legal; ensinou a identificar a necessidade de irrigação com base nas características do solo, clima e cultura, entre outros temas.

“Esse curso veio para conscientizar sobre o manejo da irrigação. Conhecendo a parte de solos e gestão, o produtor poderá saber qual equipamento usar em cada momento e cultura. Isso porque, para cada cultura há um tipo de irrigação recomendada, seja ela de superfície, microasperção, gotejamento, entre outros”, destaca o instrutor do curso e engenheiro agrônomo, Magno Leal.

A irrigação representa uma das grandes alternativas tecnológicas para se produzir, especialmente em regiões semiáridas, com instabilidade de períodos de chuva, como é caso do Norte do estado. O produtor Adailton dos Santos Pereira, morador da comunidade de Engenho Novo, em Montes Claros, inscreveu-se no curso para aprimorar técnicas que possam ajudar a melhorar o plantio de alimentos e pasto destinado à criação de animais.

“Esse curso vai ajudar muito. Porque sabemos plantar e molhar o terreno, mas com o manejo, para saber a quantidade de água que devemos usar e como administrá-la, será ainda melhor. Vai trazer benefícios para a propriedade”, destacou o produtor.

Estudante do segundo período de engenheira agrícola da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sabrinna Pereira quer usar os conhecimentos do curso para aprimorar a irrigação no pequeno sítio da família, destinado ao plantio de frutas e hortaliças, mas também para projetar um futuro profissional.

“Quero produzir mais e passar a entender quais plantas precisam de maior suporte de água, quais menos, gerando mais qualidade no uso da irrigação. Essa área me chama muita atenção e quero me profissionalizar. O curso já mostrou alguns caminhos e vai me ajudar na vida acadêmica”.

Irrigação como chave para produção mineira

O 2º Seminário Mineiro de Irrigação apresenta novas soluções e os mais recentes debates sobre a irrigação, que é essencial para o desenvolvimento da produção agropecuária em toda Minas Gerais. Na programação, palestras de especialistas renomados mundialmente no segmento. O evento é uma iniciativa do Sistema Faemg Senar e do Governo de Minas, conta com o patrocínio do Confea e da Valley, além do apoio de diversos parceiros institucionais.

O evento ocorre em um momento estratégico, com a publicação do novo Decreto da Agricultura Irrigada em Minas Gerais e de portarias importantes, como a da outorga sazonal para a bacia do Rio São Francisco.