Compartilhe


Programa de Turismo Rural leva benefícios para Inconfidentes

DESENVOLVIMENTO
ESCRITO POR KAROLINE SABINO, DE LAVRAS
17/06/2021 . SENAR

Desenvolver o turismo rural no município de Inconfidentes é o objetivo do Programa Agente de Turismo Rural, promovido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES, em parceria com a Fundação Rocha, a Prefeitura e o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS).

A turma é composta por produtores rurais e empreendedores do segmento. Segundo o instrutor, Fábio Morais Hosken, o programa proporciona melhoria para a qualidade de vida das famílias dos produtores rurais e para a população em geral.

“O treinamento visa a preparar as propriedades e qualificar os alunos para se tornarem profissionais capazes de atuarem no desenvolvimento da cidade por meio do turismo rural. Eles vão aprender sobre toda a cadeia produtiva, podendo trabalhar em vários segmentos. O objetivo é entregar para Inconfidentes uma nova atividade produtiva para o meio rural, com geração de emprego e renda”.

O programa é dividido em seis módulos e, entre os temas abordados, estão produtos e serviços turísticos, segurança, condução de turistas, roteirização, meios de hospedagem e serviços de alimentação e comercialização de produtos e negócios. A previsão é de que o treinamento termine em agosto.

Os alunos já concluíram três etapas, e, na última delas, tiveram a oportunidade de elaborar um projeto de sinalização de turismo rural e entregar para a prefeita de Inconfidentes, Rosângela Dantas. “Sempre acreditei no potencial turístico de nossa cidade. Por isso, nossa gestão não medirá esforço e trabalho para alavancarmos o turismo rural em nosso município”, destacou. 

“Tenho percebido que meus colegas estão motivados para empreenderem. Com o programa, o meu objetivo é levar os turistas para conhecerem a região. Aqui na cidade, a tradição religiosa é muito marcante. Nós temos o caminho de Nhá Chica, que liga a zona rural de Inconfidentes até o Santuário de Nhá Chica, em Baependi, e temos o Caminho das Capelas, que é uma rota de peregrinação que passa pelas 25 capelas rurais do município. Nessa rota, os peregrinos podem observar as lavouras e a vida no campo”, disse o participante José Valmei Bueno.

O mobilizador da Fundação Carlos Silvério da Rocha e do Sindicato dos Produtores Rurais de Ouro Fino, Alexandre Lopes Moreira, destaca que o Sistema FAEMG/SENAR/INAES possibilita a capacitação dos alunos para que, assim, mais pessoas tenham contato direto com a natureza e aprecie a vida no campo.

“Estamos indo para o quarto módulo e fico muito feliz com os resultados que já surgiuram. Estamos com uma demanda alta, e o turismo rural tem crescido muito nos últimos anos. Hoje, o turista procura ficar mais próximo do campo e em contato com a natureza”.