Conheça o Sistema FAEMG

O SISTEMA FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais, capacita os profissionais do campo, além de desenvolver pesquisas que fomentam o agronegócio no estado.

Agronegócio em Minas Programas
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe

Resumo do terceiro dia

SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ
ESCRITO POR ASCOM
20/11/2020 . SISTEMA FAEMG

CAMPEÕES DO ATEG
OS SEGREDOS DOS MELHORES CAFÉS

O público da Semana Internacional do Café – SIC 2020 teve a oportunidade de conhecer os segredos de alguns campeões do 4º Cupping de Cafés Especiais do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Café em Live feita na tarde desta sexta-feira (20), no estande virtual do Sistema FAEMG. Os cafeicultores foram enfáticos ao elogiar a transformação causada pela chegada do ATeG na fazenda e a dedicação dos técnicos de campo.
Apresentada por Marcos Reis, gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Viçosa e Q-grader, a Live reuniu Marcelo dos Santos, campeão da categoria Natural do Sul de Minas e campeão geral do concurso; José Adilson Cândido Correa, campeão da categoria Natural do Cerrado; Jovino Cordeiro de Paula, campeão da categoria Natural da Chapada de Minas; e Joel Gilmar Emerich, campeão da categoria Natural das Matas de Minas.

Veja a reportagem:
http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/premio-ateg-cafe-consagra-tres-supercampeoes


PALESTRA
PLANTANDO NOVAS SAFRAS


Inovação e colaboração para melhores resultados foi o tema central da palestra motivacional ministrada pelo estrategista de inovação e fundador da KER Innovation, Mauro Carrusca, na SIC. 
Ele falou sobre como a tecnologia tem mudado rapidamente os negócios e as relações humanas, e ditado o rumo de atuação das empresas:  “O grande desafio é fazer com que o produtor, independentemente do tamanho, entenda que assimilar a tecnologia vai trazer resultados positivos para os seus negócios. E que, mais do que tecnologia, inovação é gente. Um modelo de gestão mais horizontal e colaborativo, que respeite as pessoas e suas ideias, é fundamental para buscar o futuro para o presente”. 

A palestra foi moderada pela jornalista Maria Teresa Leal.


CONVERSA COM ESPECIALISTA
ADUBAÇÃO EFICIENTE

No terceiro dia da SIC, o supervisor do Programa ATeG Café do Sistema FAEMG/SENAR Minas, Henrique Frederico Santos, tratou da adubação do cafeeiro e orientou que o planejamento deve ser sempre avaliado junto com os custos. Ele lembrou que a adubação representa entre 30% e 40% dos custos da lavoura. É um processo oneroso, mas fundamental para o desenvolvimento da planta. Tem que ser feita com critério e, muitas vezes, é negligenciada, com o produtor gastando mais que deveria. 
“Temos que ter equilíbrio. A adubação começa com uma coleta de amostra de solo para definir a estratégia. É primordial que o produtor se capacite junto com sua equipe para não ‘rasgar dinheiro’ aplicando fontes de nutrientes erradas, o que não gera eficiência.”
Henrique Santos, supervisor do ATeG Café

A palestra foi moderada pelo jornalista Flávio Amaral.


LIVE 
OS CAMINHOS PARA EXPORTAÇÃO 

Os estrangeiros estão de olho no café especial brasileiro. Por isso, exportar pode ser uma opção interessante para os produtores. O tema foi tratado na Live moderada pelo consultor sênior do Agro.BR (CNA/APEX/Sistema FAEMG), Ricardo Abreu; que teve a participação de Vanúsia Nogueira (diretora-executiva da BSCA); de Renato Matos (superintendente da Coomap); e de Daniele Alckmin (CEO da Agrorigem).

“Temos que ser os principais defensores dos nossos produtos. As cooperativas podem ser facilitadoras da exportação. O mercado de cafés especiais está muito atrelado à relacionamento.”
Ricardo Abreu, consultor sênior do Agro.BR


LIVE
NEGÓCIO RURAL EM FAMÍLIA

A sucessão familiar na atividade cafeeira foi um dos temas debatidos, por meio de Live, nesta sexta-feira, na SIC 2020. O Censo de 2017 aponta que o percentual de jovens no campo está encolhendo, enquanto aumenta a população mais velha. Esse cenário traz impactos negativos, como a descontinuidade dos negócios rurais, principalmente, os de pequeno e médio porte, e a diminuição da produtividade no campo. Por isso, a sucessão familiar no campo é tão importante.
Participaram da Live: o coordenador de Planejamento do SENAR Minas, Celso Furtado Jr.; o representante do SICOOB Credivar Agronegócios, Jairo Faria; e os produtores que assumiram os negócios da família, Edson Jr. Miranda e Victor Miranda, de Arapagonga. A mediação foi feita pelo técnico do ATeG Café, Laio Almeida. 


AGROTALKS
RASTREABILIDADE E CERTIFICAÇÃO

A certificação é uma forma do agricultor comprovar para o mercado consumidor que respeita as leis ambientais, boas práticas trabalhistas, de gestão e de manejo. Também confirma a origem, o que conta pontos na rastreabilidade demandada pelos compradores de cafés. O tema do Agrotalk de hoje, promovido na SIC, foi debatido com o objetivo de orientar, principalmente, pequenos produtores, que podem ter a certificação como ferramenta para conquistar mercados, valorizar o café e melhorar seus resultados continuamente.
Participaram do Agrotalks:
Julian Carvalho – Coordenador Técnico de Cafeicultura da Emater-MG
Mauro Junior – CEO do Certificafé
Expedito Fernandes – CEO da BTracer
Estevam Gonçalves – CEO da D’Guste Cafés Especiais


FINAL DA SIC
PREMIAÇÃO COY

Foto Arquivo 2019


A programação da SIC termina, nesta sexta-feira, com a tradicional premiação do Coffee of the Year Brasil 2020. O concurso elege os melhores cafés arábica e canéfora de todo o país e, este ano estreia duas novas categorias, para grãos fermentados de forma induzida pelos produtores. Serão premiados 10 cafés arábicas; 10 canéforas; 3 fermentações arábica e 3 fermentações canéfora.


O Sistema FAEMG marca presença na cerimônia de premiação, representado pelo vice-presidente de Finanças, Breno Mesquita. 
“O concurso tem sido um espelho da evolução da produção cafeeira no Brasil e das tendências do mercado, como o destaque conquistado pelos fermentados nos últimos anos.” 
Breno Mesquita

A grande final será transmitida ao vivo, hoje (20/11), a partir das 20h, na plataforma SIC: www.semanainternacionaldocafe.com.br
 


Leia também:

Resumo do segundo dia

Resumo do primeiro dia