Compartilhe


Reunião com Cemig discute implantação de projetos de irrigação

CEMIG AGRO
ESCRITO POR ASCOM
21/08/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG

O Sistema Faemg Senar participou, nesta quinta-feira (21/8), de uma reunião com a equipe do Projeto Cemig Agro, juntamente com representantes do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Emater, Epamig, Igam e Codemge, e integrantes da Embrapa. A finalidade foi discutir planejamento para implementar estruturas para fornecimento de energia elétrica, melhorias no serviço no campo e viabilizar projetos de irrigação.

“O Governo de Minas apresentou a situação do Norte de Minas e nós também reforçamos a necessidade de dar atenção ao Pontal do Triângulo”, explicou o vice-presidente secretário, Ebinho Bernardes.

O Sistema Faemg Senar está em constante diálogo com a equipe do Cemig Agro para que o campo tenha as suas necessidades atendidas. “Promovemos, junto com os Sindicatos, encontros itinerantes em que os produtores rurais e os Municípios possam apresentar as suas demandas diretamente à equipe do Cemig Agro, que fica mais próximo e amplia o entendimento sobre os desafios do fornecimento de energia elétrica na área rural”, acrescentou o vice-presidente.

Também participou da reunião a gerente de Sustentabilidade, Mariana Ramos. “A reunião de hoje na Cemig foi uma oportunidade importante para reforçarmos as principais demandas do setor de agricultura irrigada em Minas Gerais. Entregamos em mãos o estudo elaborado pela CNA, com contribuição do Sistema Faemg Senar, que demonstra a relevância da irrigação para o estado e traz um diagnóstico detalhado da demanda energética da atividade no Brasil e principalmente em Minas Gerais".

Cemig Agro

O Programa Cemig Agro nasceu a partir de demandas apresentadas pelo Sistema Faemg Senar para resolução de dificuldades no atendimento eficiente da concessionária aos produtores rurais e melhorias estruturais.

O Cemig Agro foi lançado em junho de 2024, com a criação de um canal direto de relacionamento com produtores rurais e associações via telefone: 0800 721 6600. Desde então, de acordo com a concessionária, foram feitos mais de 45 mil atendimentos.

Em 2024, foram investidos R$ 2,3 bilhões em melhorias voltadas para o Aaro e, até 2027, serão cerca de R$ 11 bilhões. O programa contempla uma estratégia de quatro anos (2024 – 2028).

O Cemig Agro ainda prevê a criação de 76 bases espalhadas por toda área de concessão da companhia. Cada equipe contará com uma equipe de três eletricistas, que terão à disposição um veículo 4x4 e todos os equipamentos necessários para o atendimento a diversos tipos de ocorrências em distribuição de energia nas áreas rurais, de forma ágil e eficiente.

"O Cemig Agro vem para estabelecer pontes para ajudar este importante setor, que superou a mineração no nosso estado em exportações em 2024”, destacou a executiva do Cemig Agro.