Compartilhe

Sustentabilidade é tema de Dia de Campo

CAFEICULTURA
ESCRITO POR GISELE NISHIYAMA, DE VARGINHA
23/11/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Produtores e interessados em cafeicultura reuniram-se na Fazenda Paraíso, em Ouro Fino, no último sábado (19/11), para o 6º Dia de Campo, que teve como tema “Sustentabilidade Cafeeira”. Ao todo, 250 produtores rurais participaram.

O evento foi uma parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais de Ouro Fino, Sistema Faemg Senar, Associação de Pequenos Produtores de Ouro Fino (ASSOPRO), Plataforma Global do Café, Comexim Ltda, IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) e comércios locais.

O gerente do Sistema Faemg em Varginha, Caio Oliveira, ministrou a palestra Apresentação do Sistema Faemg e a Profissionalização da Propriedade Rural. “É fundamental que o produtor conheça nossos produtos e serviços que estão disponíveis por meio do Sindicato dos Produtores Rurais. A profissionalização do cafeicultor se faz necessária e urgente”.

Caio Oliveira ministrou palestra para os participantes

“Tivemos muitos participantes que já são atendidos pelo ATeG Café+Forte. O tema sustentabilidade é muito importante para os produtores de café que acompanham as variações de clima e custos de produção, por exemplo”, disse o mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais de Ouro Fino, Alexandre Lopes Moreira. As informações trazidas pelo Caio nossa ajudam a mostrar a nossa atuação e o que temos a oferecer”, concluiu.

Sustentabilidade

Para Thiego Duarte, coordenador de garantia de qualidade da Comexim Ltda, uma das empresas parceiras no evento, ações conjuntas como essas fortalecem ainda mais as ações sobre a sustentabilidade para a cafeicultura.

Ele acredita que a união de esforços contribui para o progresso das comunidades envolvidas e o desenvolvimento sustentável do segmento na região, levando novos conhecimentos aos produtores e visando sempre a melhoria contínua das ações, das boas práticas e do bem-estar social.

“A cada ano que passa, o evento tem se enraizado no município de tal forma que os produtores nos procuram para saber sobre a data do dia de campo e os temas que iremos apresentar. Isso nos deixa com a responsabilidade de buscarmos trazer assuntos importantes e atuais”, analisa Thiego.

Caio Oliveira e o mobilizador Alexandre Moreira