A 19ª reunião da Comissão Técnica de Café do Sistema Faemg Senar reuniu, em Monte Carmelo, integrantes da comissão, cafeicultores e representantes de instituições ligadas ao setor. O encontro reforçou o papel estratégico das comissões técnicas como espaços de diálogo e construção de soluções para os desafios da cafeicultura mineira.
Para Hemerson Bovi, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Carmelo, a realização da reunião no município valoriza a produção local e amplia a troca de experiências. "Toda a cafeicultura do estado está representada nessa comissão. Trazer a reunião para o interior é muito importante, pois nos permite mostrar o que fazemos aqui e, ao mesmo tempo, aprender com as outras regiões", ressaltou.
A programação trouxe debates técnicos e institucionais de grande relevância. No primeiro dia, foram discutidos temas como práticas de irrigação (Agrocafé), manejo e variedades do café no Cerrado (Instituto Mário Jordão), perspectivas da CNA apresentadas por Raquel Miranda e as oportunidades e desafios do setor, conduzidos por Carlos Augusto, presidente da Cooxupé.
Já no segundo dia, os painéis abordaram o impacto da geada nos cafés do Cerrado (Juliano Tabaral) e os reflexos da tarifa imposta pelos EUA sobre a comercialização (Emerson Simão, da Expocaccer). Também foi apresentado o resultado da terceira etapa da pesquisa de safra do Sistema Faemg Senar. Já a Procafé levou uma análise sobre as expectativas para a safra de 2026. "Foi uma reunião bastante proveitosa, com temas atuais e grandes especialistas. Levamos daqui informações valiosas e encaminhamentos que vão contribuir para o desenvolvimento da atividade", afirmou o presidente da Comissão Técnica de Café, Arnaldo Bottrel.
A reunião reforçou a importância de unir conhecimento técnico, representatividade e visão estratégica para fortalecer a cafeicultura de Minas Gerais, maior produtora de café do Brasil. "Esses encontros são fundamentais para que as demandas dos produtores cheguem à Federação e à CNA, fortalecendo a representação política e técnica da cafeicultura", comentou o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Sérgio Coelho.